45º Campeonato Varzeano Grupo Saber/Penalty vai reunir 38 equipes

Publicado em: 11/08/2023 17:01

A maior competição de futebol amador da região vai ter início em Irati no dia 19 de agosto. O 45º Campeonato Varzeano Grupo Saber/Penalty foi lançado na noite da última quarta-feira (9), durante um evento na Câmara de Vereadores. Em 2023, estão inscritas 38 equipes, sendo 11 na primeira divisão e 27 na segunda divisão. O homenageado da edição será o ex-vereador e ex-secretário de Esportes de Irati, Antonio Celso de Souza, o Xoxolo, que faleceu em maio deste ano.

De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o Varzeano vai contar com mais de mil participantes, entre atletas e dirigente. “Já fazem três anos que as equipes não têm gastos para participar, pois a arbitragem é totalmente financiada pela Secretaria de Esportes, através de emenda parlamentar do deputado federal Aliel Machado, com complemento da Prefeitura”, comenta o secretário de Esportes, André Demczuk.

O Campeonato Varzeano ainda conta com apoio da iniciativa privada para ocorrer, através do Grupo Saber, que patrocina a premiação e com a Penalty, através da Spids Sports, que fornece uma bola oficial para cada equipe participante.

A prefeita em exercício, Ieda Waydzik, participou do lançamento do Varzeano e destacou o comprometimento da gestão municipal com o incentivo ao esporte. “É uma competição que vem crescendo, assim como as outras modalidades, que também são valorizadas em Irati. Ficamos felizes, pois entendemos que isso é promoção de saúde e de lazer para a nossa população”, ressalta a prefeita interina.

O 45º Campeonato Varzeano Grupo Saber/Penalty vai contar com 82 partidas e deve ser encerrado no mês de dezembro. A competição, que é tradicional em Irati, é a mais antiga do calendário esportivo local.

HOMENAGEADO - Antonio Celso de Souza, o Xoxolo, nasceu em Irati em 15 de outubro de 1975. Filho de Inês Coltro de Souza e José Darci de Souza, o mais novo dos seis irmãos, Marlene, José Valdecir, Luis Carlos, Nair e Matilde. De família humilde, começou a trabalhar ainda jovem e em 1994 se tornou sócio-proprietário da Tapeçaria Trajano.

Em 1997, passou a integrar o quadro de funcionários da empresa dos irmãos Luis e Valdecir, a atual Funilaria São Francisco. Neste mesmo ano também nasceu seu primeiro filho, Eduardo Henrique.

De 2001 a 2004 foi coordenador de Esporte, Recreação e Lazer do Município de Irati. Em dezembro de 2007, casou-se com a arquiteta Márcia Mendes e em 2009, dessa união nasceram suas duas filhas, Rafaela e Isabela. No mesmo ano formou-se em Licenciatura e bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual do Centro Oeste/Unicentro-PR, passando a atuar como Diretor de Esportes da Prefeitura Municipal de Irati.

Foi vereador entre os anos de 2013 e 2016, atuando também como Secretário de Esportes do Município de 2017 a 2020.  Sempre envolvido com o esporte local, desenvolveu diversas atividades na área, como os campeonatos de futebol Varzeano, Amador, Veteranos, Interbairros, Rural, Torneio do Trabalhador, entre outros; corrida rústica, de carrinhos de rolimã e Mountain Bike. Colaborou com diversas conquistas importante para o município, como a praça esportiva do Parque da Vila São João, o canal hídrico construído no centro da cidade, diminuindo os alagamentos em dias de chuva, pavimentação asfáltica da estrada de acesso ao Pinho de Baixo e a que liga Gonçalves Jr. ao Itapará, entre outros projetos.