Dia Internacional dos Povos Indígenas é celebrado em Irati

Publicado em: 18/08/2023 17:01

A Secretaria de Assistência Social de Irati promoveu, na última terça-feira (15), um evento em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado no dia 9 de agosto. A iniciativa aconteceu no Centro da Juventude, com objetivo de promover um momento de reflexão sobre a história dos povos indígenas no Brasil e a valorização cultural.
A programação contou com apresentações do grupo Cultural Indígena Go Ky Pyn e rodas de conversas entre estudantes do Magistério do Colégio Antônio Xavier da Silveira e do curso de Psicologia da Unicentro.
A Secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, reforçou a importância de promover essa ação para valorizar a cultura indígena e reconhecer o significado histórico que ela tem no Brasil. “Esse evento vem para repensarmos a nossa história. É momento de pensarmos sobre os conceitos e preconceitos que a sociedade tem. O intuito é valorizar a cultura e promover ações que garantam o direito da população indígena”, aponta.
Sybil ainda destacou a importância de convidar estudantes do Magistério do Colégio Antônio Xavier da Silveira e do curso de Psicologia da Unicentro para somar nesse debate importante. “A ideia foi promover um momento de diálogo e de troca junto aos nossos jovens que estão em processo de formação e vão disseminar tudo aquilo que discutimos nesse espaço”, afirma.
Daniele Felix, indígena e acadêmica da Unicentro, conta como o povo Kaingang se expressa por meio de apresentações culturais e a importância que eventos como esse representam para a população indígena. “Eles mostram um pouco da cultura dos rituais, cantos e também um pouco do fortalecimento da cultura que vai passar de geração para geração”, conta. “Como indígena vir nesse espaço é um avanço, pois antes nós não tínhamos fala. Ver que as pessoas estão dispostas a conhecer a cultura é muito bom e necessário”, destaca.
Também estiveram presentes no evento a Diretora de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais do Governo Estadual, Clemilda Santiago Neto, representantes do Núcleo Regional de Educação, além de professoras da Unicentro e do Colégio Antônio Xavier da Silveira.
CASA DE PASSAGEM INDÍGENA
O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social com a população indígena tem se tornado referência para outras cidades. Irati é um dos municípios paranaenses que possui uma Casa de Passagem Indígena, um serviço tipificado como de alta complexidade.
A proposta é ofertar proteção integral aos indígenas em trânsito no município para a venda de seus artesanatos. O acolhimento é provisório e assegura condições de dignidade a esta população. A Casa tem a capacidade para acolher 20 pessoas, em uma estrutura que conta com área total de 153,13 metros quadrados, com três quartos, sala, cozinha, copa e dois banheiros.