Com apoio da população, mais de 170 pets já foram adotados em Irati

Publicado em: 21/08/2023 15:09

Em Irati, feiras de adoção de pets tem resultados positivos na melhora da vida dos animais que até então estavam em lares temporários, retirados de situação de rua e até de maus tratos. A Secretaria de Defesa Animal, com apoio do grupo de protetores de animais Anjos do Bem, da Associação SOS Amigo Bicho e do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (COMBEA), já realizou 13 feiras, que resultaram em mais de 170 adoções.

As feiras normalmente são realizadas no Parque Aquático, uma vez por mês, onde são colocados para adoção cães e gatos, filhotes e adultos. “São animais resgatados da rua, que contam com o apoio de protetoras voluntárias para ter um lar temporário até que sejam adotados”, explica o secretário de Defesa Animal, Wagner Beida.

No último domingo (21), durante a feira, 10 pets ganharam um lar. Ao levar para a casa o cão ou o gato, a pessoa recebe orientações e assina um termo de responsabilidade, se comprometendo a cuidar do pet, com tudo o que necessita, como espaço adequado, alimentação, vacinas, entre outros.

Além das feiras de adoção, a Secretaria de Defesa Animal realiza uma série de ações, que vão desde atendimentos veterinários, até ações educativas em escolas.

O atendimento veterinário a animais de rua ou que estão com tutores em situação de vulnerabilidade social, iniciou no dia 3 de outubro de 2022, pelas clínicas credenciadas do município. Até o momento foram realizados 768 procedimentos, como consultas, cirurgias, internamentos e medicações. O atendimento é agendado pela Secretaria de Defesa Animal, que verifica se o animal e o tutor atendem aos requisitos. Se for um animal de rua, a Secretaria vai até o local, resgata e leva para uma clínica credenciada. Após a reabilitação, segue para doação.

CONTATO - Quem deseja adotar um pet pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Defesa Animal, através do telefone/WhatsApp (42) 99115-6758.