Assistência Social promove ações de combate à violência contra a mulher

Publicado em: 22/08/2023 17:07

O mês de agosto foi escolhido para a realização de ações preventivas a violência contra a mulher. Em Irati, o Agosto Lilás, terá uma série de ações, que seguem até o dia 31 de agosto. A promoção é da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Entre as ações, serão realizados trabalhos de divulgação e conscientização sobre o tema com grupos de mulheres de comunidades rurais e bairros, com entidades, empresas, estudantes e com a comunidade em geral através dos meios de comunicação locais. “Pensamos em atingir o maior grupo de pessoas, e as ações vão ocorrer em diversos contextos, envolvendo as mulheres e os homens também. Queremos que as informações cheguem ao maior número de pessoas”, explica a secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich.
Uma das atividades abertas à população será a Feira Lilás, no próximo domingo (27), no Parque Aquático, com apresentações culturais e artísticas, além de exposição das empresas colaboradoras, das 13h30 às 16h30.
O objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre as diversas formas de violência contra as mulheres, seus ciclos e saber reconhecê-las. “Queremos que as mulheres saibam as formas de combater essa violência, como fazer denúncias e mostrar a toda comunidade a nossa rede de atendimento e proteção, para que saibam onde procurar ajuda”, comenta Sybil.
Em Irati, segundo informações da Secretaria de Assistência Social, até junho de 2023 já foram encaminhadas ao Fórum da Comarca 178 medidas protetivas. Em 2022 foram 300 e em 2021 o total foi 280.

PROGRAMAÇÃO
22/08 - Fala na Rádio, informando o Cronograma de ações do Agosto Lilás e a importância da luta deste mês.
23/08 - Grupo de conversa com as lideranças de bairros, usuárias, representantes do Conselho Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e da Secretaria Municipal de Assistência Social, para discutir sobre o que é o Conselho da Mulher, apresentação do Plano Decenal Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e discussão dos eixos deste Plano.
Local: Centro da Juventude. Horário: das 13h30 às 16h30
24/08 - Mesa Redonda “Agosto Lilás - Viver sem Violência é um Direito de Toda Mulher’’ com os universitários, acadêmicos e estudantes dos técnicos do município de Irati-PR.
Local: Câmara de Vereadores. Horário: das 13h30 às 16h30
25/08 - Formação da Rede de Proteção de Atendimento à Mulher.
Local: Câmara de Vereadores. Horário: das 13h30 às 17h
26/08 - Ação no Jogo de Futebol dentro do Estádio Municipal Abrahn Nagib Nejm (rua Dr. Armando Van Der Lars, 1095-1341), onde profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social irão fazer uma mobilização sobre o Agosto Lilás e panfletagem durante o jogo.