Bateria, musica ao vivo e prêmios no carnaval 2012 de Irati

Publicado em: 30/01/2012 00:00

O Carnaval de Rua 2012 em Irati terá animação de música ao vivo, contará com apresentações da Bateria Municipal Tobias Leandro e vai ampliar as categorias de premiação aos participantes. Quatro noites serão promovidas pela prefeitura com várias atrações para os foliões que comparecerem a Rua Munhoz da Rocha, consolidada ao longo dos anos como a avenida da alegria e da maior festa popular de Irati. De 18 a 21 de fevereiro próximos, uma grande estrutura de som e iluminação estará instalada nas proximidades do cruzamento entre a Munhoz da Rocha e 15 de Novembro, para apresentação de banda ao vivo, coreografias, distribuição de brindes e desenrolar do concurso carnavalesco. A promoção é da Prefeitura de Irati, através da Secretaria Municipal de Patrimônio Histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Desportos, e conta com o apoio de todos os setores da administração municipal. Concurso ampliado Este ano, a comissão organizadora do Carnaval de Rua decidiu ampliar as categorias do concurso carnavalesco que foi o grande atrativo da promoção em 2011. Além das categorias Bloco Mais Numeroso, Bloco Melhor Fantasiado e Melhor Fantasia Individual, haverá agora também a opção de Melhor Fantasia Individual Infantil. O secretário de cultura Rafael Ruteski explica que a criação desta nova modalidade deveu-se a grande participação de crianças e seus familiares na edição do ano passado, o que sensibilizou a administração a valorizar a iniciativa destas famílias. Os prêmios, em dinheiro, somam R$ 2.500,00 e estarão assim divididos: Bloco Mais Numeroso: R$ 500 e R$ 250; Bloco Melhor Fantasiado: R$ 500 e R$ 250; Fantasia Individual Adulto: R$ 300, R$ 200 e R$ 100 e Fantasia Individual Infanto-juvenil (até 17 anos): R$ 250, R$ 100 e R$ 50. Participantes acima de 16 anos, que assim desejarem, podem optar por participar da categoria adulto, mas deverão deixar isto explícito na ficha de inscrição. As inscrições estão abertas de 1º a 17 de fevereiro, na Casa da Cultura de Irati. Maiores informações no local, ou no Departamento de Turismo e Música, localizado no Centro Cultural Clube do Comercio. Os telefones para contato são 3907 3157 e 3907 3158. Atrações A Bateria Municipal Tobias Leandro, formada para o carnaval de rua de 2011, volta este ano para mais uma vez animar os foliões com batucada e evoluções nas noites de abertura (18) e encerramento (21) do carnaval iratiense na Munhoz da Rocha. Os ensaios já iniciaram há alguns dias e, na ultima semana, a bateria ganhou reforços com instrumentos de percussão cedidos pela torcida do Mancha Azul. Ha também apoio da Secretaria Municipal de Bem Estar Social, através do Projeto Vivendo Nos Bairros. No ano passado, quando foi fundada para homenagear o importante músico iratiense Tobias, que empresta seu nome é formação, a bateria contou com a participação de vinte integrantes, numero que devera ampliar este ano. No domingo, dia 19, O Carnaval de Rua de Irati 2012 devera contar com a apresentação de uma escola de samba convidada de outro município, a exemplo do ano passado, em que integrantes da Escola de Samba Globo de Cristal, de Ponta Grossa, trouxe bateria e diversas alas para um desfile especial dentro da festa iratiense. Tiveram participação especial ainda nos festejos de 2011 o Grupo de Teatro Irati Unicentro, Casa de Artes Helena Kolody e o grupo da Melhor Idade Mensageiros da Paz. O secretario Rafael Ruteski explica que este ano, além de ser estimulada a presença destes grupos, também está sendo organizada uma espécie de feira cultural, com performances artísticas, mímica, skatistas e outras atividades.