Português Inglês Alemão Árabe Chinês Coreano Espanhol Francës Holandês Italiano Japonês Russo

Você esta em Início > Notícias > Irati, 110 anos, teu nome é integração
Irati, 110 anos, teu nome é integração
Publicado em: 15/07/2017 12:15
Irati, 110 anos, teu nome é integração

O dia do aniversário de 110 anos de Irati começou com cerimônia cívica na Colina Nossa Senhora das Graças, às 9h30. Autoridades civis, militares e religiosas, além de muitas famílias prestigiaram o evento, que contou com execução dos hinos nacional e de Irati, e hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná, e do município.

O mestre de cerimônias, secretário municipal de Cultura, Sidnei Jorge, recepcionou ao prefeito Jorge Derbli e esposa, Maria de Fátima, vice Amilton Komnitski, secretários municipais, vereadores, o Bispo Dom Sérgio Arthur Braschi, sacerdotes, ministros da eucaristia, diáconos e todos os membros da comissão de manutenção da imagem de Nossa Senhora das Graças. Também participaram da solenidade os deputados federais Leandre Dal Ponte e Aliel Machado.

O presidente da Câmara, Hélio de Mello, em seu pronunciamento, cumprimentou Derbli pela escolha do local para o momento cívico do aniversário do município, que oferece uma ampla visão de parte da cidade. Também parabenizou a administração pela iniciativa de instalar na BR-277 os painéis que convidam os viajantes a visitarem o monumento da Santa.

A deputada federal Leandre Dal Ponte comentou que um grande presente para Irati, nestes 110 anos, é a vinda a unidade do hospital Erasto Gaertner. “Foi um sonho sonhado junto, em que todo mundo o construiu. E já estamos preparando outro anseio da comunidade iratiense, para permitir que a cidade prossiga crescendo, que é o contorno leste”, declarou.

Dom Sérgio Arthur Braschi também fez sua saudação, antes de celebrar a missa alusiva aos 60 anos da imagem de Nossa Senhora das Graças, que aconteceria em seguida. “É uma honra para mim e para a diocese poder abraçar Irati neste dia”, declarou o Bispo.

O prefeito Jorge Derbli falou de seu contentamento em viver o momento festivo do aniversário de Irati. “Temos muito a comemorar, com nossa gente, que faz este município crescer, com muito trabalho e união. Se posso resumir em uma palavra o que temos aqui, esta seria ‘integração’, pois todos colaboram entre si para o progresso de Irati”.

Derbli também comentou que a Prefeitura está trabalhando em um projeto de aquisição de um terreno nas proximidades para ampliar o espaço turístico, e dar início à preparação para transformar o local num santuário diocesano de Nossa Senhora das Graças.

A Câmara de Irati outorgou Moção de Aplausos aos membros da comissão de manutenção da imagem de Nossa Senhora das Graças, que completa seis décadas de edificação. A homenagem encerrou o momento cívico de hoje.

Às 10h30, foi celebrada missa em comemoração ao monumento de Nossa Senhora das Graças, que está completando 60 anos. A imagem foi instalada em 1957, ano em que Irati completava 50 anos. Na solenidade, também se procedeu a entronização da imagem da Santa. O ato religioso foi encerrado com entrega da Sala dos Milagres.

Leia Também

Desenvolvido por: