Português Inglês Alemão Árabe Chinês Coreano Espanhol Francës Holandês Italiano Japonês Russo

Você esta em Início > Notícias > Policiamento comunitário tranquiliza moradores do interior
Policiamento comunitário tranquiliza moradores do interior
Publicado em: 05/10/2017 14:56
Policiamento comunitário tranquiliza moradores do interior

Com a criação da Patrulha Rural, Guarda Municipal se aproxima da população com orientações e mais segurança

Criada em 14 de agosto deste ano, a Patrulha Rural, que é um novo departamento da Guarda Municipal de Irati, está atuando em todas as localidades do interior do município. A equipe deste serviço é composta por quatro guardas municipais, que têm realizado o policiamento comunitário, criando vínculos com os moradores.

Desde que iniciaram suas atividades, os guardas municipais já cadastram e dialogaram com 110 famílias. Após uma série de discussões sobre a falta de segurança no interior iratiense, o Prefeito Jorge Derbli decidiu ceder um veículo do Gabinete do município para que a Guarda Municipal pudesse agir com atendimento direcionado aos agricultores.

O comandante da GM, Paulo Sabatoviski, ressalta que o objetivo deste cadastro é o estreitamento da relação da GM com a população. “Nós queremos que o homem do campo confie em nossa instituição para que cumpra este papel que é essencial na segurança pública de uma cidade”. Ele comenta ainda que o diálogo também auxilia na identificação dos problemas em cada região, facilitando a resposta e a solução.

“Além das famílias cadastradas para nosso conhecimento, nós também conversamos com os moradores de forma geral, com quem encontramos nas estradas, para deixarmos todos cientes da nossa disponibilidade em atendê-los. Por dia, conseguimos visitar entre 10 e 15 comunidades”, afirma, Thiago Alex Possidonio, responsável pela Patrulha Rural.

Nesta semana, a GM recebeu um novo veículo que será utilizado para intensificar a fiscalização de trânsito no interior. A equipe está no planejamento deste trabalho de ampliação de seus serviços, pois o órgão de segurança está recebendo armamentos e formação continuada para o crescimento de sua atuação.

População aprova

Por conta deste trabalho diário que a Patrulha Rural realiza, os vínculos são estreitados com as famílias do campo, dando mais confiança e segurança a quem fica preocupado com os frequentes casos de assalto que estavam acontecendo na região. “Essa questão do roubo, das invasões a domicílios começaram há algum tempo já. Com a Patrulha Rural, a tendência é que os casos diminuam. Vamos torcer para que melhore”, afirmou o agricultor do Pinho de Baixo, Elio Rossa, que já tem sua família cadastrada nos serviços da GM.

Pedro Luís Gonçalves Torres, que é morador do Caratuva I, se preocupa com o grande movimento da estrada principal. “Aqui é uma rota de desvio do pedágio e da polícia. Então, a gente não sabe quem passa por aqui. Não podemos impedir, mas sabemos que, infelizmente, é passagem para o tráfico de drogas, por exemplo. Por isso, precisamos muito de segurança”, destaca o motorista.

Ele diz que, se há um policiamento, como está acontecendo agora, estas ações ilícitas são inibidas. “Quem faz isso, já pensa duas vezes antes de tentar passar por aqui novamente, sabendo que tem a Patrulha. Por isso, eu aprovo e assino embaixo”, finaliza.

Ligue para a Patrulha Rural

Você, morador do campo, que ainda não é cadastrado na Patrulha Rural, ligue para o 153 para que os guardas municipais possam fazer uma visita à sua família e repassem as orientações.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação

 

Leia Também

Desenvolvido por: