Português Inglês Alemão Árabe Chinês Coreano Espanhol Francës Holandês Italiano Japonês Russo

Você esta em Início > Notícias > Secretaria de Saúde de Irati chama atenção para preventivos de colo de útero e mama
Secretaria de Saúde de Irati chama atenção para preventivos de colo de útero e mama
Publicado em: 05/10/2017 16:28
Secretaria de Saúde de Irati chama atenção para preventivos de colo de útero e mama

Unidades ampliaram seu horário de atendimento para facilitar agendamento e realização de exames

Neste ano, a Secretaria de Saúde de Irati está focando o Outubro Rosa – mês de prevenção ao câncer de mama, em sensibilizar mulheres a procurarem as unidades de saúde do município para a realização dos preventivos de mama e de colo de útero. O grupo prioritário é dos 24 aos 64 anos de idade, em que há a maior incidência de casos de neoplasia. Mas, todas as mulheres, que já tiveram relação sexual, devem fazer.

Os preventivos de colo de útero e de mama poderão ser feitos normalmente durante o dia. E, durante todo este mês de outubro, em cada dia da semana, uma unidade estará atendendo também à noite. O agendamento é uma forma de facilitar o acesso ao exame, flexibilizando horários. “Com a ampliação destes horários, queremos reforçar às mulheres que encontrem um tempo para cuidarem da sua saúde. O câncer, infelizmente, faz muitas vítimas, e é muito importante estar com seus exames em dia”, ressalta a enfermeira, Sueli Burnato, da Saúde da Mulher.

Segundo a enfermeira, a procura pela mamografia está sendo satisfatória nos primeiros dias do mês de outubro. “Porém, o preventivo de colo de útero, que também é tão importante, não está recebendo a mesma atenção das mulheres. É necessário que aumentem os agendamentos”, alerta ela.

Neste ano, Irati está dentro das metas estabelecidas pelo município e pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA). De acordo com o setor de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde, no primeiro quadrimestre deste ano, foram realizadas 1.544 coletas de preventivo de colo de útero e 456 mamografias. De maio a agosto, foram 1.492 exames de colo de útero e 551 mamografias.

Escala de atendimento das unidades

Todas as segundas-feiras, o atendimento será na secretaria; às terças, será na unidade do Rio Bonito; às quartas, na unidade Adhemar Vieira de Araújo; às quintas, na secretaria e às sextas, na Unidade da Vila São João.

Nestas unidades relacionadas, durante todo este mês, o preventivo poderá ser feito sempre a partir das 18h. O atendimento durante o dia não será alterado e continua sendo prestado normalmente.

Informações pelo telefone 3907 3143.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação

 

Leia Também

Desenvolvido por: