Programa Irati Livre do Tabaco ajuda fumantes a largar o vício

Publicado em: 08/02/2012 00:00

O Programa Municipal Irati Livre do Tabaco reinicia suas atividades do ano de 2012 esta semana, com a formação de novos grupos terapêuticos, que seguem as orientações do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A coordenadora do Programa, Maria Aparecida Havresko Rutyna, conta que desde 2008 em funcionamento, 23 grupos já passaram pelo Irati Livre do Tabaco. Até o final do ano passado mais de 300 pessoas participaram das atividades que buscam o rompimento do vício tabagista, comenta. Segundo informações da coordenação, cerca de 200 pessoas pararam de fumar enquanto frequentavam o programa, o que registra um percentual de 67% de participantes que abandonaram o vício. A coordenadora afirma que neste ano o Programa irá focar na prevenção. Vamos buscar incentivar ações, comportamentos e estilos de vida saudáveis, que contribuam para a redução de fumantes em nosso Município, afirma. Como funciona Maria Aparecida explica que os grupos formados têm de 15 a 18 pessoas no máximo, dependendo da procura. Ela cita que os que buscam se livrar do vício do tabagismo recebem o apoio de uma equipe de profissionais da saúde. Cada novo grupo se reúne durante cinco semanas, nas quartas-feiras, das 13h30 às 16h no Centro Administrativo Municipal (CAM). Há ainda, uma ajuda psicológica em um grupo de apoio nas quintas-feiras das 13h30 às 16h no CAM. No início do Programa, a pessoa passa por teste, que irá definir o grau de dependência. Com esse histórico, sabemos qual a melhor forma de abordar o tema e as discussões em grupo, como também, quais serão os métodos mais eficientes para facilitar o abandono do tabaco, salienta.Todos os participantes do grupo, passam por consulta médica e quando necessário recebem tratamento medicamentoso. Para quem deseja parar de fumar, a coordenação do Programa Irati Livre do Tabaco informa que novos grupos estão sendo formados. Vale ressaltar que não há custo nenhum, o tratamento é totalmente gratuito. Outras informações através do telefone (42) 3907 3146, falar com Maria Aparecida (Cida). História de superação Cleide Deziderio está há quatro meses livre do tabaco. Para se libertar do vício de mais de 46 anos ela contou com o apoio e as orientações da equipe do Programa Municipal Irati Livre do Tabaco. Cleide diz que teve uma chance extra e relembra os mais de 30 dias de internação devido a um enfisema que quase a levou a morte. Eu tive uma nova oportunidade de vida. Estava desenganada pelos médicos, meus familiares estavam preparados para o pior, mas graças a um milagre consegui me recuperar, declara. Ela conta que após sair do hospital e voltar pra casa já começou a receber o atendimento do Programa. A equipe é muito dedicada e sempre está disposta a ajudar. Mesmo assim não foi fácil largar o vício, é preciso que a pessoa se determine a largar, a iniciativa tem que partir dela, senão não há ajuda que resolva, salienta. Aos 66 anos, Cleide conta que a vida mudou muito depois que conseguiu abandonar o fumo. Ela que é atriz de teatro, diz que logo voltará a trabalhar, mas nunca vai esquecer que foi aqui em Irati que ela ganhou uma nova oportunidade de vida. Escolhi pela minha saúde. Ao largar o cigarro ganhei muitas novas coisas em minha vida: fôlego, energia e disposição. ?? uma luta, mas é possível vencer. Você só precisa optar por você e por uma nova vida, conclui Cleide.