Banda Marcial do Caic vence campeonato estadual

Banda Marcial do Caic vence campeonato estadual


Publicado em: 25/09/2018 16:33

Whatsapp

 

No último dia 25, o prefeito Jorge Derbli recebeu a visita dos integrantes da Banda Marcial do Caic João Paulo 2º, que vieram comunicar e comemorar publicamente a 1ª colocação obtida no Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas, que aconteceu no sábado (22), em Ivaiporã.

Acompanhados pelo maestro Rondon Gustavo Mansani, responsável pela capacitação dos alunos, e pela secretária de Educação de Irati, Rita Almeida, os cerca de 40 alunos presentes aproveitaram a visita e a presença de secretários e outros funcionários municipais para executar dois números musicais.

O Festival Paranaense de Fanfarras e Bandas é evento já tradicional, que chegou à sua 27ª edição, reunindo no dia 22, aproximadamente 2.000 músicos no Ginásio de Esportes Sapecadão, em Ivaiporã. 39 corporações, divididas em quatro categorias, se apresentaram no espaço desde as 8h da manhã. A promoção é da Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas.

Manifestações

O comunicado da vitória da banda iratiense, seguido de uma execução musical, emocionou o prefeito e os demais presentes.

A secretária de Educação de Irati, Rita Almeida, foi uma das primeiras a se manifestar: “Hoje, nós é que estamos homenageando estes alunos. Foi a primeira vez que participaram de um concurso e voltaram para a casa com o primeiro lugar. Além do nosso apoio enquanto município, é fundamental destacar e agradecer todos que ajudaram neste processo, neste esforço coletivo. Nós vamos mais longe ainda, pois a Fanfarra do CAIC vai despontar”.

O Maestro Rondon disse que “é uma emoção trazer nossa conquista ao município. Conseguimos realizar este trabalho por meio do apoio que temos desta gestão municipal e pela forma como o projeto é conduzido, de maneira tão eficaz, pela escola, pais e comunidade, em gera. É um trabalho conjunto bem dinâmico em que o sucesso se dá por meio deste modelo de engrenagem. Estamos plantando uma semente nestas crianças”.

A diretora da escola municipal João Paulo 2º, Josieli de Moraes, também estava feliz com a conquista: “a palavra para expressar tudo isso é gratidão. Gratidão à Prefeitura, à Secretaria de Educação e ao apoio que recebemos dos pais na escola, que contribuem para tudo. Não temos como explicar o tamanho da nossa alegria, não há palavras. Nosso trabalho conjunto está dando resultados, pois temos os melhores músicos e o melhor maestro”.

O prefeito Jorge Derbli permaneceu durante toda a apresentação dos músicos e também valorizou o que representa esta dedicação: “fico muito contente com este trabalho que vem sendo feito com muita batalha, sacrifício e, claro, com talento de nossos músicos. Isto é motivo de orgulho e satisfação, pois estão levando o nome da nossa cidade por onde passaram. Desejo que este projeto amplie e atenda mais crianças”.

Banda integra oficina apoiada pela Prefeitura

A Banda Marcial Caic João Paulo 2º é uma das oficinas proporcionadas pela Prefeitura através do projeto sócio educacional cultural, denominado “Música nas Escolas”, desenvolvido pela Secretaria de Educação, com participação das secretarias de Cultura, e Bem-Estar Social. A mesma dispõe de uma escola de música, para que seus alunos busquem a cada dia seu aprimoramento musical.

O projeto visa oferecer às crianças e adolescentes que estão nas redes de ensino estadual e municipal a oportunidade de desenvolver atividades musicais, aliadas a um trabalho de conscientização social, educacional e cultural, sendo uma alternativa para a diminuição dos índices de exclusão social.

Após reavaliação das metas, da estruturação, e reformulação da área pedagógica, o projeto passou a se chamar “Projeto Música e Arte Nas Escolas”.

Sob regência do maestro Rondon, a Banda do Caic selecionou de seu acervo musical duas peças para a apreciação do público presente ao campeonato, e que lhe garantiram a vitória. “The Lost Tomb”, música conhecida na interpretação da Sean O'loughlin Orchestra, e “The Rivers of Babylon”, da danda The Melodians.

Entre os apoiadores do trabalho dos músicos da banda, está a concessionária de rodovias Caminhos do Paraná, cuja ajuda financeira permitiu a aquisição de alguns instrumentos e parte do uniforme.


Desenvolvido por: