Projeto Televisando o Futuro 2012 é lançado em Irati

Publicado em: 16/02/2012 00:00

Aconteceu nesta quarta-feira (15) em Irati, o lançamento oficial do Projeto Televisando o Futuro 2012, que este ano tem como tema a Cultura da Paz com a bandeira Paz tem Voz. Para a abertura do evento, foi organizada uma grande carreata que saiu de frente do Ginásio Municipal Agostinho Zarpellon e seguiu até o pavilhão do Parque Aquático. Segundo a organização, mais de 800 pessoas participaram do lançamento. O Projeto Televisando o Futuro é realizado em Irati por meio de uma parceria do Instituto GRPCOM RPCTV e Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa envolverá 4.500 alunos e 400 professores de 30 escolas da rede municipal de ensino. O projeto visa o incentivo e estímulo de reflexões e práticas que contribuam para a formação crítica de crianças, jovens e da sociedade em geral. O prefeito Sergio Stoklos salientou a importância do envolvimento e participação de toda a comunidade no projeto. O Televisando o Futuro é uma iniciativa que reúne diferentes valores do indivíduo e que, somados à convivência do grupo, vêm a somar na integração da comunidade em geral, e no desenvolvimento como ser humano de cada um, comentou Stoklos. A secretária Municipal de Educação, Zenilda Alice Stroparo, destacou que o projeto traz uma grande contribuição para a formação pessoal e intelectual do aluno. O concurso tem como objetivo incentivar a produção textual, artística e pedagógica, além de promover a reflexão sobre temas socialmente relevantes no cotidiano escolar, explica Zenilda. A prefeita em exercício, Marisa Lucas, ressaltou que ações voltadas para o cotidiano educacional e social são ensinamentos que se propagam por toda a vida. Muitas coisas que aprendemos quando pequenos moldam nossas atitudes na vida adulta. Que essa campanha ensine a nunca silenciar diante da violência, enfatizou Marisa. A coordenadora do Televisando o Futuro do GRPCOM, Karine Grosko, frisa que este ano haverá muitas novidades em relação às edições anteriores. O projeto que une comunicação e educação caracteriza-se pela mudança de atitudes a partir da discussão de temas relevantes para a sociedade, que visam à formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades, explanou Karine. A tenente Gisleia Ferreira esteve representando a Polícia Militar no evento. Ela salientou várias ações de combate à criminalidade, realizadas devido à contribuição da comunidade nas denúncias. As pessoas podem denunciar através do 181, a ligação é gratuita e a identidade do denunciante não precisa ser revelada, afirmou Gisleia. Ela ainda citou o policiamento comunitário como outro item que vem cooperando para diminuir os índices de violência no Município. Durante o lançamento do Televisando o Futuro 2012 Cultura da Paz, houve apresentação das escolas municipais Tancredo Martins e Professora Antonina Fillus Panka; do pastor Nei da Comunidade Alcance; e da Bateria Municipal Tobias Leandro. Televisando o Futuro Quem pode participar O concurso envolve alunos e professores das escolas municipais. Este ano serão duas categorias: ilustrador mirim e cartunista mirim. Haverá as fases classificatórias municipal, regional e estadual. Todos os trabalhos produzidos pelos estudantes serão avaliados pelos professores e após análise, os cinco melhores de cada categoria serão enviados a coordenação do projeto.