Prefeitura apoia a instalação de novas indústrias

Publicado em: 16/02/2012 00:00

O apoio para a instalação de novos empreendimentos, o incentivo para a expansão das empresas iratienses e a candidatura do Município para receber novos investimentos são algumas das iniciativas que vêm sendo tomadas pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Serviços e Artesanato para motivar o desenvolvimento socioeconômico de Irati, resultando na geração de empregos e de renda. No último ano, 13 empresas se instalaram ou deram início ao processo de instalação nos condomínios industriais do Município, investiram na construção de 10.000 m2 de área para a realização de suas atividades e geraram 180 novos postos de trabalho. Segundo o secretário de Indústria e Comércio, José Tadeu Jenczmionki, destes novos investimentos, cinco foram empreendimentos que começaram em 2011 e oito foram empresas locais que decidiram expandir suas atividades em estrutura criada no condomínio industrial da Vila São João ou no condomínio da BR 277. Os segmentos de atuação das empresas são bem diversificados. Instalaram-se duas empresas do setor metal mecânica; duas de pré-moldados, metalurgia e estruturas metálicas; uma que faz a reparação, manutenção e regulagem de motores de veículos pesados; uma de embalagens plásticas para alimentos; uma de produção de vestuário; uma de laticínios; uma de transferência de resíduos de coleta de lixo não perigosos; uma de móveis e estofados; uma de pré-moldados e fabricação de artefatos; e uma de embutidos e laticínios. Isto demonstra que Irati está crescendo e a nossa expectativa é de que novos investimentos venham a ocorrer, diz Jenczmionki. Segundo ele, a Secretaria de Indústria e Comércio está sempre atenta às empresas que sinalizam ter interesse em investir no Brasil. Temos procurado as empresas que estão chegando no país para fazer investimentos industriais, lembra o secretário. Além disto, semanalmente empresas de todos os portes procuram o Município, interessadas em avaliar os pontos positivos e negativos, fazendo pesquisas quanto às vantagens de se instalar em Irati. Analisamos caso a caso; dependendo do potencial de geração de empregos da empresa, o Município pode oferecer incentivos fiscais, terraplanagem, expansão de redes de água e elétrica, terrenos nos condomínios industriais, dentre outros benefícios, enfatiza o secretário. Os empresários interessados em investir em Irati precisam procurar a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. Estamos abertos a negociações em relação a outros incentivos, lembra Jenczmionki, citando como exemplo a empresa Moageira que, devido à dimensão do novo empreendimento realizado, também teve acesso a outros tipos de apoio, autorizados por Lei Municipal específica. Outras empresas que receberão auxílio municipal diferenciado são uma fábrica escola para produção de estofados e uma fábrica de móveis. Ambas as indústrias foram avaliados pelo Conselho de Desenvolvimento Municipal e terão direto real de uso de barracões de 500 m2, a serem edificados pelo Município. Multinacionais A administração municipal tem mantido contato com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Assuntos para o Mercosul a fim de colocar Irati à disposição para novos investimentos destinados ao Paraná. Grandes empresas enviam representantes para prospectar negócios em Irati, segundo Jenczmionki. Ele conta que em 2011 repassou todas as informações requeridas por várias empresas. Dentre elas, a alemã fabricante de automóveis, BMW. A indústria decidiu se instalar em Joinville, devido a questões de logística e a própria existência de escolas alemãs naquele Município, lembra o secretário de Indústria e Comércio. Nas próximas semanas, Jenczmionki diz que participará de um encontro em São Paulo com dirigentes de uma multinacional japonesa, que fabrica calçados. Irati está pronta para receber novos investimentos, pois aconteceram significativas melhorias na infraestrutura urbana e na qualificação de mão-de-obra sobretudo com a instalação do Instituto Federal do Paraná, finaliza. Condomínios Os condomínios industriais de Irati serão revitalizados para proporcionar melhores condições às empresas instaladas e aos novos empreendimentos. Serão executados projetos de calçamento das vias de acesso às indústrias dos condomínios da Vila São João e da BR 277. A ordem de serviço para o início das obras já foi dada pelo prefeito Sergio Stoklos e as melhorias no pavimento começarão a serem realizadas no condomínio da BR 277. Também será implantado um projeto de melhoria na iluminação. E, a Secretaria de Indústria e Comércio, solicitará que os empresários que têm suas instalações nos condomínios fechem com cercas os espaços ocupados e os mantenham limpos. Pretendemos tornar as áreas industriais mais adequadas e, para isto, reforçamos o pedido de colaboração aos empresários, tanto em relação às cercas, quanto em relação às boas condições de limpeza, diz Jenczmionki. Estatísticas Durante 2011 foi registrada a abertura de 383 novas empresas em Irati. Fazem parte destes números: Micro Empreendedores Individuais (MEI), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e empresas do tipo Ltda. Em janeiro de 2012 houve a abertura de 34 empresas em Irati. Destas, 18 MEI, 12 EPP, duas Ltdas e uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).