Secretaria de Meio Ambiente reestrutura separação e armazenagem do lixo reciclável

Publicado em: 17/02/2012 00:00

A Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente assumiu a responsabilidade sobre a triagem do lixo reciclável em Irati há 40 dias. Nesse período foram separadas e armazenadas corretamente cerca de 20 toneladas de materiais. Na quarta-feira (15), o chefe do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Irati, Edemilson Quadros, visitou o local e confirmou que a Secretaria vem seguindo as orientações do órgão. Esse ano estamos fazendo um amplo trabalho nos municípios sobre a destinação e o manuseio do lixo. Notamos em Irati, que o próprio Município vem tomando iniciativas para mudar o tratamento com os detritos e seguir corretamente os procedimentos legais indicados, disse Quadros. O secretário de Ecologia e Meio Ambiente, Luiz Carlos Ramos, comentou o esforço de toda a equipe para triar o material que havia na sede da antiga cooperativa. Temos uma preocupação grande com a destinação dos materiais. Conseguimos em tempo recorde mudar a situação desse local, afirma Ramos. Hoje a população iratiense produz cerca de 10 mil quilos de lixo reciclável. O Município de Irati vem se preparando para ter um espaço apropriado para receber e fazer a triagem desse material. Uma nova área no Jardim Aeroporto já foi confirmada pela Prefeitura Municipal para a construção de uma nova sede, o local aguarda licenciamento pelo IAP. Todo o valor arrecadado com a venda dos materiais será destinado ao Provopar Municipal. Pontos de coleta seletiva Segunda-feira manhã: Alto da Glória, Nhapindazal, Tucholka e Fragatas. ?? tarde: Canisianas, Vila Nova e Choma. Manhã e tarde: Lagoa, Jardim Orquídea, Kennedy e Cruzeiro do Sul. Terça-feira manhã: Centro (Trajano Gracia, 19 de Dezembro, Cel. Emílio Gomes, Munhoz da Rocha, Dr. Correia, Alfredo Bufren, Cel. Gracia e Vicente Machado). ?? tarde: DER, Jardim Planalto, Loteamento Marcelo, Floresta, Samuara, Pedreira e Santa Fé. Manhã e tarde: Colina Nossa Senhora das Graças, Moageira, rua 7 de Setembro, rua Conselheiro Zacarias, rua Dona Noca, rodoviária e rua XV de Julho. Quarta-feira - manhã: Rio Bonito e Santo Antonio. ?? tarde: Jardim Califórnia e São Francisco. Manhã e tarde: Seminário, Camacuã, CTG, Copel, Rio Bonito, Ouro Verde e Gomes. Quinta-feira manhã: BR 277. ?? tarde: Hospital, Fósforo e Stroparo. Manhã e tarde: PR 153, Vila São João, Colégio Florestal, Conjunto Araucária, Vila Matilde, Fernando Gomes, Jardim Virginia, Boa Vista, Santo Antonio e Promorar. Sexta-feira manhã e tarde: Riozinho, Unicentro, Engenheiro Gutierres, Centro, XV de Julho e rodoviária. Na primeira sexta-feira do mês a coleta é feita nos períodos da manhã e tarde nas localidades de Boa Vista do Pirapó, Água Clara, Guamirim e Arroio Grande. Na última sexta-feira do mês a coleta é feita durante a manhã e tarde nas comunidades de Itapará e Gonçalves Júnior. Outras informações sobre a coleta seletiva na área urbana e rural podem ser obtidas através do telefone (42) 3907 3042.