Richa Filho visita estrada de Gonçalves Junior e PR 364

Publicado em: 28/02/2012 00:00

O Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística José Richa Filho visitou a estrada que liga Irati ao Distrito de Gonçalves Júnior e a PR 364, que vai de Irati a São Mateus do Sul, neste dia 27. O secretário veio a Irati acompanhado por equipe técnica do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e pelos deputados estaduais Cesar Silvestri Filho, Artagão Júnior e Marcelo Rangel. No Município, a comitiva foi recepcionada pelo prefeito Sergio Stoklos, prefeita em exercício Marisa Lucas, ex-deputado estadual Felipe Lucas, vereadores e chefes de núcleos regionais. Richa Filho afirmou que o Governo do Estado está sensível à questão da estrada de Gonçalves Júnior e que pretende oferecer apoio ao Município nas ações necessárias. Buscamos a parceria, algo o prefeito consegue fazer sozinho, mas tudo não consegue, comentou. O secretário enfatizou a importância de estar mais próximo dos prefeitos, verificando a realidade local. Decidimos fazer esta visita, porque o papel é letra fria, mas passar pelos buracos, conhecer é diferente, disse Richa Filho, acrescentando: agora vamos atrás de soluções. Outro fato comentado pelo Secretário de Infraestrutura e Logística é que os problemas existentes na estrada que vai de Irati a Gonçalves Júnior se repetem em outros municípios paranaenses que também receberam trechos de pavimentação através do Programa Estadual Caminhos da Educação. O tráfego de produção, de caminhões pesados, não havia sido dimensionado nestas vias e hoje é um problema no Estado inteiro, reiterou.  Richa Filho defende ações emergenciais em conjunto com os municípios e com o legislativo. Esta aproximação com os prefeitos e com os deputados estaduais e federais facilita o nosso trabalho, disse. O prefeito Sergio Stoklos agradeceu a visita do secretário e o interesse demonstrado em estabelecer parcerias que beneficiem a população iratiense. Sabíamos que seria possível esta tratativa com o Beto e com o Pepe (Richa Filho); as coisas estão acontecendo, há uma predisposição muito forte para isto, mas sabemos que tudo tem seu tempo, sua hora, comentou Stoklos. A prefeita em exercício Marisa Lucas também enalteceu o fato do secretário ter vindo ao Município e estar olhando para as questões que tinham de ser resolvidas; estar atento a esta reivindicação tão importante para o Centro Sul que é a estrada de Gonçalves Júnior. Quanto às obras da PR 364, que vai de Irati a São Mateus do Sul, Richa Filho informou que foi finalizado o processo de elaboração do edital que permitirá concorrência pública para contratar uma empresa que fará o projeto das obras de pavimentação. A visita técnica à estrada de Irati para São Mateus também teve a presença do prefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar Júnior Benato, do prefeito de São Mateus do Sul Luiz Adir e do prefeito de São João do Triunfo Luiz de Lima. Escolas de Gonçalves Júnior Após vistoriar as condições da estrada de Gonçalves Júnior, Richa Filho, Stoklos, Marisa Lucas, a equipe do DER, deputados estaduais, vereadores, e chefes de núcleos regionais também estiveram na Escola Municipal dos Colonizadores e no Colégio Estadual de Gonçalves Júnior. A comitiva conversou com os estudantes e falou sobre o interesse dos governos Estadual e Municipal na execução de melhorias que beneficiem a comunidade. Passado em Irati O bairro Riozinho também foi visitado pelo Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística José Richa Filho como forma de relembrar o passado. Ele esteve na residência do escritor Gaspar Valenga, onde sua avó Aimeé Peixoto se casou e onde sua mãe Arlete Vilela Richa residiu.