Empresa Master busca parcerias com produtores rurais de Irati

Publicado em: 02/03/2012 00:00

Cerca de 30 produtores rurais, interessados na criação de suínos, participaram de uma reunião com a empresa Master Agroindustrial Ltda, na última quarta-feira, dia 29. A empresa pretende implantar uma unidade em Irati e busca parcerias com os produtores. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento apóia e está intermediando este contato. A prefeita em exercício, Marisa Lucas, destacou a importância do trabalho conjunto entre empresas e produtores para o desenvolvimento de uma economia agrícola forte e próspera. Nós da Prefeitura sempre buscamos parcerias que tragam novos investimentos para o Município. Estamos apoiando a iniciativa e iremos colaborar com a nossa parte, para que a empresa se instale e venha trazer renda e bons negócios aos produtores interessados, afirmou Marisa. O secretário de Agricultura, Estanislau Fillus, salientou que um dos benefícios é a diversificação nos investimentos na propriedade. O projeto que nos foi exposto contempla o perfil dos nossos produtores. A forma de negociação também assegura ao produtor, a certeza de venda e retorno financeiro. Creio ser uma boa oportunidade para o crescimento da renda das famílias rurais iratienses, comentou Estanislau. Projeto O coordenador de implantação do projeto de suínos, Cleonei Gregolin, explicou que a empresa busca em Irati e nos municípios vizinhos um sistema de parceria de produção de suínos na fase de terminação. A empresa garante e disponibiliza aos produtores, os animais e a ração, ela também se compromete com o transporte até a unidade produtora, afirma Gregolin. O projeto de instalação prevê 102 unidades produtoras em Irati e região. Juntas, a previsão é que a partir de janeiro de 2013, 500 animais sejam abatidos por dia. Foram disponibilizadas quatro opções de criadouros. A partir do perfil da região, a empresa propôs unidades produtoras com 575 animais e para implantá-las o produtor precisa ter uma área de 34 hectares. Aqueles produtores que tiverem interesse, mas não possuírem a quantia de terra exigida, poderão através de contrato com uma propriedade vizinha completar essa área. Suponhamos que o José tem 20 hectares e o Pedro tem outros 15 hectares, sozinhos eles não se enquadram, mas juntos eles têm a área exigida para a implantação da unidade, explica o coordenador. Ao todo, a região deve manter cerca de 52 mil suínos, de acordo com o projeto. O investimento nessa categoria, da unidade de 575 animais, possibilita um financiamento de 90% do valor do empreendimento.  A empresa faz toda a orientação quanto às exigências ambientais e financeiras para a instalação, oferece também, acompanhamento técnico. O produtor recebe ainda, os animais e a ração para engorda. Produtores que tenham interesse em participar, ou queiram saber mais sobre o projeto, devem ligar no telefone 42 3907 3149.