Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Irati tem vagas

Publicado em: 12/03/2012 00:00

Em Irati, ainda ha vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em várias escolas da rede municipal. Hoje em dia a maior parte do publico que procura pelo curso gratuito do EJA é de jovens trabalhadores e adultos, até mesmo da terceira idade, que não tiveram oportunidade por algum motivo de concluir seus estudos. São cidadãos que não tiveram acesso a cultura letrada ou foram obrigados a interrompe-la, muitas vezes pela urgência em trabalhar e auxiliar a família. O município possui cursos noturnos que equivalem a educação de 1º a 4º series (ensino fundamental), para adultos acima de 16 anos, nas escolas credenciadas Antonina Filus Panka, Francisco Vieira de Araujo, Olaria Filipack (Nhapindazal), Padre Wenceslau, Rosalina Cordeiro de Araujo (Vila São João), Lagoa e Pequeno Duque, que também oferece a opção de uma turma no período da tarde. A coordenadora do EJA em Irati, Cleidenete Portela, destaca inclusive o privilégio de Irati oferecer um espaço para a Educação de Jovens e Adultos (Escola Pequeno Duque) bem no centro da cidade e com duas alternativas de horários. Os interessados em ingressar na Educação de Jovens e Adultos, devem procurar uma destas escolas citadas, que esteja localizada mais próxima de sua residência, levando seus documentos pessoais, ou ainda, procurar a Secretaria Municipal de Educação de Irati, a Rua Coronel Pires, 826. Mais informações pelo telefone 3907 3117. Capacidade para suprir a demanda Cleidenete Portela explica que as vagas para a EJA são ilimitadas, ou seja, o município dispõe de professores, estrutura e espaços para atender a necessidade existente por este tipo de instrução, mas a procura é pequena. No ano passado tivemos aproximadamente 100 alunos matriculados nesta modalidade, acrescenta. O que se deduz da pouca procura pela EJA é que, como a maioria das pessoas dependentes deste tipo de educação, trabalha durante o dia, acaba julgando sobrecarregada a jornada de estudos a noite. Dados divulgados pelo IBGE em novembro do ano passado dão conta que Irati possui taxa de analfabetismo de 4,6%, uma das melhores entre os municípios da região, o que representa cerca de 1.980 pessoas. A média do Paraná no mesmo período foi de 6,3%. Como a Educação de Jovens e Adultos contempla a promoção individual, social e, principalmente a profissional, uma vez que busca derrubar a principal barreira ao mercado de trabalho que é a falta de estudo desta população, a coordenação da EJA em Irati acredita que o apoio das empresas é fundamental. Seria primordial que mais empresários identificassem em seus quadros os funcionários com estas carências de aprendizado e oferecessem estímulos para que entendessem o valor da educação em todas as fases da vida e buscassem um recurso que está disponível gratuitamente, complementa Portela. Ensino médio é oferecido pelo CEEBJA Quem não cursou ou não concluiu o ensino médio (5º a 8º séries) tem em Irati a possibilidade de ingressar no CEEBJA, mantido pelo Estado, desde que a idade mínima seja de 18 anos. O Centro Estadual de Educação Básica Para Jovens e Adultos, é a sequência do processo iniciado pelo município e, assim como este, a uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver educação com qualidade para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade. A diretora da unidade, Isabel Cristina de Almeida Teixeira esclarece que não é raro encontrar exemplos de superação a cada novo período letivo. Este ano, inclusive, temos o caso de uma senhora de 67 anos que concluiu o ensino fundamental pelo município em 2011 e, imediatamente, deu seguimento aos seus estudos matriculando-se aqui. Não faltou a uma aula até hoje, comemora a diretora. O CEEBJA presta atendimento individual e coletivo e funciona no 1º andar do Centro Comercial de Irati (CCI), situado a Rua 15 de Julho, 193. O telefone é 3423 2414.