130 produtores de Irati participam do Show Rural em Cascavel

Publicado em: 07/02/2019 17:02

Na última quarta-feira (06), 130 produtores de Irati participaram do Show Rural, em Cascavel, um dos maiores eventos do agronegócio do Brasil. Segundo Raimundo Gnatkowski, o “Mundio”, secretário de Agricultura, que organizou a viagem, esta foi a maior caravana de produtores que já participou do evento. Quarenta comunidades rurais de Irati estiveram representadas em Cascavel. Mundio destaca que um terço do grupo era composto de mulheres, sendo esposas e filhas de produtores.

Outro ponto positivo, segundo o secretário, é que muitos jovens agricultores participaram da feira, o que evidencia o interesse deles pela atividade agrícola. Os participantes tiveram acesso ao que há de mais moderno e tecnológico na atualidade, possibilitando maior produção na lavoura e com qualidade.

Tecnologia para agricultura de precisão

O Show Rural possibilita negociação e aprendizado para pequenos, médios e grandes produtores. São equipamentos modernos que auxiliam o produtor na melhoria da atividade agrícola, com maior rendimento na produção. Na prática, uma agricultura de precisão.

Para o técnico agrícola, Osnei Abel Lopes, que acompanhou a delegação, é perceptível o avanço tecnológico no setor. Um dos exemplos é a energia solar empregada nos sistemas de produção. Neste ano, segundo ele, foi observada a presença de um número ainda mais expressivo de expositores, com financiamentos e linhas de créditos ao alcance de todos. Para quem deseja renovar a frota é uma ótima oportunidade. Abel ficou impressionado com a expansão da agroecologia no Show Rural.

A agropecuária também tem seu espaço no evento. Numa iniciativa do IAPAR, os visitantes podem contemplar o gado de corte Purunã, uma das atrações na exposição dos animais.

Secretários acompanharam visitação

Os iratienses foram recepcionados pelo diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Groli, que se mostrou muito feliz e satisfeito com a presença expressiva de cento e trinta produtores de Irati.  O presidente Groli destaca que o Show Rural é uma “faculdade a céu aberto, sem bebida alcóolica ou músicas, onde o objetivo é troca de experiências e apoio irrestrito aos produtores”.

Além do secretário Mundio da Agricultura, também acompanharam os produtores o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emiliano Gomes, o Secretário de Cultura, Ico Andreassa e o prefeito Jorge Derbli.

Para o prefeito Jorge, é fundamental que os agricultores tenham acesso ao que há de melhor em termos de máquinas e equipamentos, sementes e produtos que possam auxiliar na produção.

O secretário Raimundo analisa como extremamente positiva a participação dos agricultores de Irati. Segundo ele, tudo foi possível graças ao apoio da Coopavel, através dos diretores Dilvo e Putini, FETAEP, SICREDI, EMATER e da Prefeitura.