CADASTUR: renovação e novos registros

Publicado em: 22/07/2020 11:13 | Fonte/Agência: SECOM Irati

Renovação e novos registros do CADASTUR serão realizados nos próximos dias

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Irati, por meio do Departamento de Turismo, dará início a uma ação que facilitará o cadastramento e a renovação dos Cadastros dos Prestadores de Serviços Turísticos do município.

O Cadastur é uma excelente fonte de consulta do mercado turístico brasileiro, uma vez que os turistas podem consultar os prestadores de serviços desta área regularmente cadastrados no país.

O cadastro: permite a participação em eventos, feiras e ações realizadas pelo Ministério do Turismo e pela Embratur; disponibiliza o acesso à linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais; e permite a participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo.

O Cadastur é obrigatório para as agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, e guias de turismo. Em caráter opcional, podem se cadastrar restaurantes, cafeterias, bares, centro de convenções, parques aquáticos, estruturas de apoio ao turismo náutico, casas de espetáculo, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, locadoras de veículos para turistas e prestadoras especializadas em segmentos turísticos.

A renovação e os novos cadastramentos do trade são gratuitos. O processo é simples e pode ser feito totalmente online pelo site www.cadastur.turismo.gov.br . O Departamento de Turismo da Prefeitura de Irati estará à disposição para orientar e auxiliar no processo do cadastro das empresas locais.

O Cadastur visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos em cada município. Irati possui um potencial muito grande, em razão de sua diversidade étnica, preservação dos costumes e tradições, edificações, espaços e monumentos, além dos pontos naturais com forte apelo de atração turística. Somando-se toda esta estrutura já existente ao empresariado preparado para acolher a demanda de turistas, o Cadastur torna-se imprescindível como veículo eficaz para reunir e difundir as informações ao público interessado.

Para mais informações é só se dirigir à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que fica na Travessa Frei Jaime, 40, 2º andar, pelo telefone: (42) 3907-3030 ou pelo e-mail: [email protected].