Serviços para pessoas idosas

Publicado em: 05/01/2021 10:51 | Fonte/Agência: SECOM Irati

Assistência Social retoma serviços para a população idosa

Desde a segunda-feira (04/01), a Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Irati está retomando importantes serviços prestados à população idosa do município. Tratam-se de três ações, que podem ser acessadas pelo telefone (42) 9 9141 4872:

Disque-apoio à pessoa idosa: o objetivo principal desta ação é fornecer suporte na compra de alimentos e medicamentos aos idosos em distanciamento social, sobretudo os que passam pela ausência de suporte familiar para essas atividades, ou em casos em que os familiares mantiveram suas atividades laborais com poucas condições de oferecer esse suporte.

Material de apoio à pessoa idosa: o material de apoio à pessoa idosa é um kit que é entregue ao idoso, com diversas atividades. O material tem em sua composição os seguintes itens: um caderno de atividades construído pela equipe da Política da Pessoa Idosa; um lápis; uma borracha; um conjunto de lápis de cor com seis cores; um conjunto de tinta guache; um pincel; dez folhas de papel A4 em branco; dois pesos para atividades físicas, uma cópia do Estatuto do Idoso; e um tangram, xadrez ou dominó.

Serviço de escuta telefônica para idosos: trata-se de uma iniciativa voltada para a criação de um canal seguro para acolhimento aos idosos que estão se sentindo solitários ou emocionalmente abalados, e também como tentativa de estabelecer novas formas de comunicação adequadas aos novos protocolos de segurança em época de pandemia por COVID-19. Ou seja, com este serviço, busca-se o estabelecimento de condutas que promovam o cuidado integral à saúde dos idosos, e que estão intimamente ligadas ao bem-estar emocional. Principalmente - mas não somente - em época de pandemia.

Conforme já citado, os três serviços mencionados podem ser acessados pelo telefone (42) 9 9141 4872.