Português Inglês Alemão Árabe Chinês Coreano Espanhol Francës Holandês Italiano Japonês Russo

Você esta em Início > Notícias > Comerciantes locais ganham apoio e orientações para o Rodeio
Comerciantes locais ganham apoio e orientações para o Rodeio
Publicado em: 15/05/2017 16:21
Comerciantes locais ganham apoio e orientações para o Rodeio

No último sábado, dia 13, a comissão organizadora do Rodeio de Irati 2017 se reuniu com comerciantes locais, que haviam feito um pré cadastro para participar do evento. O encontro aconteceu no Centro de Tradições Willy Laars, onde vai acontecer o maior rodeio crioulo do Paraná, nos dias 14, 15 e 16 de julho próximos.

O evento, coordenado e apresentado pelo prefeito Jorge Derbli, reuniu 20 microempreendedores individuais na área de alimentos em Irati, além de funcionários do setor de fiscalização, vigilância sanitária, guarda municipal e equipes da organização e frentes de trabalho no CT.

A reunião serviu para apresentação da proposta de comércio durantes os dias da festa, onde a prefeitura estudou formas de reduzir ao máximo os custos com locação de espaços pelos participantes pré-cadastrados. Os comerciantes se mostraram satisfeitos com os valores apresentados, que buscam justamente estimular o empreendedor local, reduzindo suas despesas.

Rodeio terá “Rua Irati”

Na oportunidade, o prefeito Derbli apresentou uma inovação que será implantada no rodeio deste ano.

Bem no centro da área de comércio do CT, a prefeitura traçou uma via que poderá vir a se chamar “Rua Irati”, cuja extensão será totalmente coberta, e onde serão instalados, nos dois lados, os comerciantes locais que participaram do pré-cadastro.

“Queremos com esta rua, dar todas as condições para que os nossos empreendedores municipais possam trabalhar com conforto. É uma novidade que vamos experimentar e observar os resultados, tentando valorizar exclusivamente o trabalho destas pessoas. Temos a humildade de admitir que se a iniciativa não se mostrar viável, voltaremos atrás, mas se satisfizer este público, iremos melhorar ainda mais a estrutura para os próximos anos”, declarou o prefeito.

CT será preparado para atender programação do ano todo

Derbli também destacou todas as benfeitorias que estão sendo efetuadas no Centro de Tradições Willy Laars, neste primeiro momento para o rodeio de Irati, e as que virão em seguida, de forma a dar condições para que aquele espaço possa atender a eventos durante o ano todo.

“Não vamos restringir este local para funcionar apenas durante o rodeio do aniversário, mas queremos que ele ganhe cada vez mais estrutura e capacidade para atender as demandas em eventos municipais durante o ano inteiro”.

O prefeito citou a recente conquista junto ao Governo do Paraná, para a construção de um centro de eventos dentro do CT, com recursos a fundo perdido da ordem de R$ 3 milhões. “Com o espaço, este local passará a ser multifuncional, pronto para receber festas, cursos e os mais diversos eventos”.

Com vistas ao rodeio de 2017, já estão sendo efetuadas melhorias no parque de rodeios e suas estruturas. A casa da Prefeitura, no local está recebendo melhorias. Também a antiga casa ao lado, do CTG Terra dos Pinheirais, está dando lugar a uma edificação mista em alvenaria e madeira, com instalações mais amplas e confortáveis. Aos poucos, a ideia da administração é padronizar as instalações que existem naquele espaço.

Algumas ruas internas do CT já receberam pedra rachão em sua base, meio-fio, e ganharão pavimentação nos próximos dias, oferecendo melhores condições de deslocamento do público no eixo principal do parque de rodeios, principalmente em dias de chuva.

Igualmente, os artesãos iratienses terão espaço próprio dentro do Centro de Tradições Willy Laars, logo na entrada, à direita de quem entra pelo portal principal.

A prefeitura está estudando a construção de uma área coberta, no local onde antigamente funcionava o salão de bailes do rodeio, justamente para atender estes expositores.

A Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo já elaborou projeto de uma estrutura em concreto, coberta, medindo 20m x 30m, com quatro metros de altura que. Se não houver tempo hábil para a tramitação e licitação para o rodeio, de qualquer forma já estará assegurada para outros eventos.

Será um espaço privilegiado, em que já num primeiro momento os visitantes terão acesso à uma vitrine do potencial do artesanato local.

Leia Também

Desenvolvido por: