Português Inglês Alemão Árabe Chinês Coreano Espanhol Francës Holandês Italiano Japonês Russo

Você esta em Início > Notícias > Prefeitura de Irati obtém autorização do IAP e efetua dragagem
Prefeitura de Irati obtém autorização do IAP e efetua dragagem
Publicado em: 09/06/2017 16:59
Prefeitura de Irati obtém autorização do IAP e efetua dragagem

Com a recente autorização do IAP para limpar leito e margens do Rio das Antas, aproximadamente seis quilômetros de rio poderão ser adequados. A Prefeitura de Irati já executou 200 metros de dragagem neste rio, iniciando pela parte mais baixa, proximidades dos viadutos da BR-277, e subindo em direção à cidade.

“Não adianta limpar aqui no meio, na área central da cidade, e lá na frente ver o leito do rio afunilar”, declara o secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Dagoberto Waydzik. “Estamos vindo de baixo para cima, com duas escavadeiras hidráulicas. A chuva atrapalhou bastante, mas o serviço foi providencial para reduzir as possibilidades de alagamento”, explica.

A dragagem começou com uma escavadeira hidráulica alugada. “Como a máquina tinha produção limitada pois não alcançava o topo da margem em certos trechos, a prefeitura locou um segundo equipamento que acelerou o ritmo do trabalho”, detalha Waydzik.

Desta forma, as duas máquinas seguirão cortando e ampliando margens rio e limpando o leito para aumentar a vazão e evitar represamento.

Somadas as duas escavadeiras, a prefeitura contratou 1.000 horas de trabalho. “Terminando este contrato, um novo será licitado, e assim continuaremos dando atenção necessária a esse assunto que sempre preocupa a população de Irati”, complementa o secretário.

Outras providências

Dagoberto destaca que diversas outras providências já foram ou serão tomadas no contínuo processo de evitar ou minimizar os transtornos gerados pelos alagamentos. “Podemos citar as várias limpezas de bueiros na parte baixa da cidade, o canal hídrico do Dallegrave, ainda não totalmente concluído, construído para aumentar a vazão da Rua Conselheiro Zacarias até o Rio das Antas, a canalização recente realizada às margens da BR-153, passando pelo loteamento Choma, a pedido do DNIT, que também diminuiu o volume de água que poderia vir para a parte baixa da cidade, e para a rotatória em direção ao Nhapindazal”.

Mas a maior expectativa do secretário é com relação à implantação do plano de macrodrenagem para a cidade, que será liberado pela Caixa, com recursos da ordem de R$ 300 mil. “Irati tem 11 microbacias que deságuam tudo no Rio das Antas. Com este montante, que já está assegurado, será feita licitação para contratar empresa para efetuar projeto completo de macrodrenagem para Irati, e trazer mais tranquilidade às regiões problemáticas da cidade”.

Defesa Civil de Irati permanece em prontidão

A Defesa Civil de Irati está em estado de prontidão para eventuais atendimentos que sejam necessários, em função do grande volume de chuva verificado nos últimos dias na região.

Por medida de precaução, no último dia 06, o prefeito Jorge Derbli mobilizou pessoalmente toda a estrutura do município, a fim de que quaisquer situações geradas pelo excesso de precipitação fossem rapidamente solucionadas.

Entre as medidas, foram emitidas orientações às famílias que moram nas proximidades de rios, nos locais onde comumente ocorrem alagamentos, para em caso de necessidade acionarem o telefone 193 assim que observarem que o rio está subindo e represente risco.

Ações visam prevenção à população

Também, como prevenção, solicitou-se atenção especial às pessoas que tenham dificuldade de locomoção, idosos, cadeirantes e portadores de necessidades especiais, para que entrem em contato com a Defesa Civil, caso a chuva persista, para permitir a retirada de suas residências com maior antecedência.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Jorge Augusto Ramos salientou que não há motivo para alarme, mas que equipes da prefeitura e dos bombeiros já estão preparadas, caso necessário, para atendimentos em caráter de urgência.

Monitoramento

Secretarias e departamentos da Prefeitura permanecem percorrendo todos os pontos que costumeiramente apresentam problemas de alagamentos na cidade, para análise e acompanhamento da situação.

Veículos e equipes para o transporte de pertences de famílias ribeirinhas também foram acionados. Locais para abrigo provisório e sistema de coleta de roupas e outras necessidades básicas também foram providenciados e estão prontos para funcionar a qualquer momento.

Leia Também

Desenvolvido por: