1º Festival Internacional Denise Stoklos começa hoje (27) em Irati

1º Festival Internacional Denise Stoklos começa hoje (27) em Irati


Publicado em: 27/11/2018 11:00

Whatsapp

 

Entre os dias 27/11 e 02/12 acontece, em Irati, a primeira edição do Festival Internacional Denise Stoklos (FIDS) de Solo Performance. O evento, que será realizado em diversos locais da cidade vai reunir artistas locais, nacionais e internacionais.

Serão promovidos espetáculos, oficinas e palestras dentro de uma grande programação que tem curadoria de Denise Stoklos. Arte, cultura e educação sendo oferecidas de forma gratuita para a população.

Mostra Oficial FIDS

A Mostra Oficial FIDS recebe artistas convidados diretamente por Denise Stoklos para compor uma programação que contempla espetáculos criados com base na autoria, na experimentação, na potência de provocação e na pesquisa por novas linguagens. São artistas com espetáculos de extrema sofisticação e maturação.

Dentre os artistas estão: Denise Stoklos (Paraná), Júlio Adrião (Rio de Janeiro), Ederson Miranda (São Paulo), Diego Starosta (Buenos Aires) e Daniela Biancardi (São Paulo). Todos possuem uma formação extremamente sofisticada, com experiências nacionais e internacionais, além de terem espetáculos consolidados por trajetórias de mais de dez anos de palco.

Assim como ocorre no Teatro Essencial, Denise Stoklos desenvolve os seus espetáculos com muitas apresentações e circulações por diferentes tipos de público. São os anos, as apresentações, os muitos espectadores e todas essas experiências que proporcionam uma real possibilidade de encontro, de fricção, de comunicação aprofundada entre artistas e espectadores.

Os artistas inseridos na programação possuem experiência profissional alinhada com formação e propostas conceitualmente inovadoras em suas respectivas áreas de atuação. O público terá contato com um repertório mais do que consolidado por propostas que alinham arte, reflexão e crítica.

Espetáculos que transitam por temas, como: história, comédia, cultura, sociedade, conhecimento, metateatro, mitologia, dentre muitos outros. Entre todos eles se encontram pontos em comum, como a vontade de mobilizar os espectadores a se confrontarem com suas próprias questões de vida. O teatro se torna assim um espelho do mundo, possibilitando que os espectadores sejam convocados a ir em direção às suas questões mais urgentes e essenciais.

Exposição

Ao completar 50 anos de carreira e trajetória profundamente dedicadas à arte, cultura e educação, Denise Stoklos apresenta ao público uma bela exposição de acervos, arquivos e documentos do Centro de Documentação da UNICENTRO.

Fotos, vídeos, reportagens de jornais, manuscritos, cartazes de divulgação dos seus espetáculos, dentre inúmeros outros materiais, estarão disponíveis para contemplação do público do festival.

Desde o início da construção do Centro Cultural Denise Stoklos, a artista criou uma parceria com a UNICENTRO, que desde então vem cuidando de todo o seu material e repertório de documentação. Encontram-se ali materiais valiosos, uma vez que registram a história de uma das maiores atrizes do teatro brasileiro, uma artista que trouxe ineditismo, revolução e pioneirismo para a cena experimental.

Eventos paralelos

Durante toda a programação do Festival Internacional Denise Stoklos, vários eventos paralelos estarão acontecendo nas mais diferentes áreas. Estão agendados seminários, oficinas, palestras e também cinema, leitura dramática e apresentações em palco aberto.

Confira a programação completa do FIDS e mais detalhes do grande evento em www.fidsfestival.com .

Informações na Secretaria de Cultura de Irati, localizada no Centro Cultural Clube do Comércio. O telefone é 3907 3158.

 


Desenvolvido por: