Fluxograma de atendimento COVID-19

ATENÇÃO:

O Fluxograma Municipal de Atendimento da COVID-19 em PDF e imagens em JPG do mesmo estão disponíveis para visualização e download no Rodapé desta página.

Com o objetivo de facilitar entendimento da população e padronizar os encaminhamentos dentro do município de Irati, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Irati elaborou um fluxograma da rede de assistência à COVID-19 em Irati. Os casos de síndrome gripal são divididos em dois grupos: pacientes com sinais e sintomas leves e pacientes com sinais e sintomas moderados e graves.

No primeiro caso, os pacientes com sintomas leves deverão procurar atendimento na Unidade de Referência François Abib (Rua Orlando Calderari Agulham, S/N), de segunda a sexta, das 8h às 17h. Neste local, o paciente deverá ser avaliado e notificado, e será coletado o exame adequado para o período dos sintomas. O paciente então será medicado e liberado para cumprir isolamento domiciliar por 14 dias ou até ser descartada a suspeita após resultado do exame.

No segundo caso, os pacientes com sintomas moderados ou graves deverão ser encaminhados ao Pronto Atendimento Municipal (Rua Ipê, S/N), onde serão avaliados e, dependendo da gravidade, encaminhados para internamento hospitalar inicialmente no Hospital Santa Casa de Irati, ou então liberados para isolamento domiciliar. Ressaltamos que os pacientes suspeitos de COVID-19 posteriormente são regulados para os Hospitais de Referência da 4° Regional de Saúde, como o Hospital Regional de Ponta Grossa ou o Hospital do Rocio, em Campo Largo, que contam com unidades de internamento exclusivo para o agravo.

Pacientes em isolamento domiciliar serão monitorados por telefone ou visita domiciliar, de segunda a sexta, pela equipe da Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, a cada 24 ou 48 horas, dependendo do caso.