Material de apoio aos idosos

Assistência Social disponibiliza material de apoio para idosos

A Secretaria de Assistência Social de Irati elaborou um material de apoio para ser disponibilizado à população idosa, e consiste em um caderno com diversos tipos de atividades para raciocínio e entretenimento. A iniciativa foi promovida através do Departamento da Política da Pessoa Idosa, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Os idosos que receberem o material, também terão acompanhamento nestas atividades.

O material de apoio contém diversas atividades desenvolvidas pelos profissionais que atuam no departamento, como práticas corporais, caça-palavras, palavras cruzadas, jogo das diferenças, ações de memorização, desenhos para pinturas e informações sobre os direitos da pessoa idosa. Além desse documento, o material de apoio possui um lápis, uma borracha, um apontador, um conjunto de lápis de cor, um conjunto de tinta guache, um pincel, 10 folhas de papel A4, dois pesos para atividades físicas, um estatuto do idoso, um tangram, e jogos como xadrez, dama ou dominó.

Essa é uma das ações contidas do Plano de Contingência de Assistência Social com o objetivo de acompanhar o idoso na execução de algumas atividades como estratégia de cuidado nesse momento de pandemia.

Como acessar o documento

O documento pode ser acessado através de busca ativa, demanda espontânea e encaminhamentos realizados pelos CRAS/CREAS, ou serviço de escuta para as pessoas idosas. O acompanhamento será feito pelos profissionais via contato telefônico.

O caderno de apoio também está disponível para download no link abaixo.