Conselho Municipal de Turismo é reativado em Irati

Publicado em: 21/02/2019 11:22

Aconteceu no último dia 19, a assembleia para reativação do Conselho Municipal de Turismo de Irati (Comtur). O evento, que reuniu 20 participantes, ocorreu na Casa dos Conselhos, e reverte uma paralisação das atividades do Conselho que vem desde aproximadamente 2006.

Na oportunidade foram eleitos os representantes do setor privado de turismo no município e da sociedade civil organizada e apresentados os conselheiros representantes do Poder Público.

Ao todo, fazem parte do conselho 36 membros, sendo 18 titulares e 18 suplentes, que atuarão no biênio 2019-2021. Veja os nomes dos conselheiros na tabela abaixo desta matéria.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emiliano Gomes, “é fundamental destacar que o Conselho Municipal será o elemento de conexão do trade turístico, que é o conjunto de equipamentos da estrutura constituinte do produto turístico (hospedagem, restaurantes, agências, e afins). O Conselho promoverá o desenvolvimento da atividade turística de forma sustentável e integrada no município”. Gomes enfatiza que a sua pasta dará todo apoio ao pleno funcionamento do Comtur.

A próxima reunião ordinária do Conselho será no próximo dia 25, às 08h30, na Casa dos Conselhos Municipais, localizada à Rua Coronel Pires, 826.

O Conselho se reunirá ordinariamente uma vez por mês em calendário a ser definido e publicado pelo Conselho.

Responsabilidades do Comtur

O Conselho Municipal de Turismo é um colegiado de entidades representativas da comunidade e do setor público, e tem como responsabilidade assessorar na definição e implementação das políticas municipais de turismo.

É um importante canal de participação popular encontrado nas três instâncias de governo (federal, estadual e municipal), que permite estabelecer uma maior interação do Poder Público com a sociedade civil. A importância dos Conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática na formulação e implementação de políticas públicas e na continuidade de políticas adotadas pelo setor, independentemente da troca de gestores.

São essenciais para a promoção e estruturação do turismo, servindo como espaço de discussões e de desenvolvimento de propostas condizentes com a realidade local. Além de atividade importante econômica, o turismo acaba ajudando na valorização cultural, social e da preservação ambiental, que possibilita a turistas e moradores um maior contato com sua história, seus patrimônios, suas riquezas culturais e naturais.

Compete ao Comtur de Irati coordenar, incentivar, promover e executar ações pertinentes ao desenvolvimento do turismo dentro do município, estudar e propor à Administração Municipal medidas de difusão e amparo ao turismo, em colaboração com órgãos e entidades Oficiais.

O Comtur também pode sugerir e orientar a Administração Municipal sobre ações relacionadas à criação e preservação dos pontos turísticos do município, promover junto às entidades de classe, campanhas no sentido de se incrementar o turismo no município e agregar o maior número de entidades de cada segmento para trabalharem em conjunto na divulgação e promoção do turismo no município.

Ainda compete ao colegiado captar recursos para os programas, projetos e ações para as atividades turísticas, captar entidades e parceiros de cada segmento para trabalharem em conjunto na divulgação e promoção do turismo no Município, assessorar a administração municipal no planejamento do turismo municipal e acompanhar a execução das propostas, desenvolver ações e campanhas de conscientização turística para a população em geral e estabelecer a continuidade das políticas adotadas, independente da mudança de gestores.

COMTUR IRATI (2019-2021)

IRATRIP - Turismo de Aventura
Titular Vanessa Alberton
Suplente Cláudio Schigueki Suzuki