Apresentações de teatro levam grande público à Unicentro

Publicado em: 04/09/2019 16:01 | Fonte/Agência: SECOM - Prefeitura Municipal de Irati

Apresentações de teatro levam grande público à Unicentro

Marcos Damaceno e Rosana Stavis em Irati - Paraná.

Apresentações e oficinas de teatro levam grande público à Unicentro

Na noite da última segunda-feira (02/09) e na tarde e noite da última terça-feira (03/09), no auditório Denise Stoklos da Unicentro de Irati, foram realizadas gratuitamente apresentações da peça “Árvores Abatidas ou Para Luís Melo”, dirigida por Marcos Damaceno (a partir da obra de Thomas Bernhard) e encenada por Rosana Stavis, ambos representando a Cia. Stavis-Damaceno. Dentro desta programação, houve também oficinas de teatro e de formação de plateia, debates e apresentações didáticas.

Trata-se de um projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, com apoio da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (COPEL).

Em Irati, o projeto teve expressivo apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico da Prefeitura, a qual providenciou o transporte de espectadores até o Auditório Denise Stoklos - juntamente com a Secretaria de Educação e Secretaria de Esportes e Lazer - da Secretaria Municipal de Comunicação Social (SECOM), a qual confeccionou convites e promoveu a divulgação das atividades, e da Unicentro, que cedeu o espaço. A produção local foi feita pela empresa Essencial Assessoria em Eventos e Cerimonial, das proprietárias Darieli Gryczak e Emerline Ramos. Ao todo, somando-se as presenças nos dois dias do evento, mais de 500 pessoas estiveram participando, entre o público que assistiu a peça e os professores e atores que tomaram parte nas oficinas.

Para o secretário Alfredo Van der Neut, que responde pela pasta da Cultura em Irati, a peça “Árvores Abatidas ou Para Luís Melo” é muito importante e de muita qualidade. “A atriz Rosana Stavis conseguiu, sozinha, fazer mais de uma hora de um espetáculo que deixou a todos encantados e meditando sobre um tema interessante. Eu admiro muito este tipo de trabalho, e acho fundamental que a Cultura esteja presente em todos os momentos da nossa vida”, declarou, acrescentando que as pessoas que acompanharam a apresentação levaram um pouco do aprendizado do teatro para casa.

Alfredo Van der Neut também citou que direcionará esforços, junto à Prefeitura, para que outras peças teatrais sejam realizadas no município de Irati, permitindo que a Cultura a cada dia se renove e floresça mais, fazendo um agradecimento especial a todos que se envolveram ou participaram do projeto, e um convite para que seja mantida a parceria com as equipes de Marcos Damaceno e Rosana Stavis.

Turnê 2019 pelo Paraná marca 15 anos da Companhia

Em 2019, a Cia. Stavis-Damaceno celebra 15 anos de existência e atividades ininterruptas de investigação da cena teatral, produção e difusão, além de trabalhar com processos pedagógicos em teatro.

Fundada em 2003 pelo diretor e dramaturgo Marcos Damaceno e pela atriz Rosana Stavis (frequentemente apontada pelos críticos como uma das maiores atrizes do país), a companhia acumula em seu repertório espetáculos com alta relevância no cenário teatral brasileiro.

Neste ano, Marcos Damaceno recebeu o Prêmio Shell pela dramaturgia de Homem Ao Vento, trabalho mais recente da companhia. Neste ano ainda, realizou com grande êxito a Mostra Stavis-Damaceno, no Festival de Teatro de Curitiba, como parte das comemorações.

A fim de continuar a celebração de 15 anos, a companhia desembarca, pela primeira vez, em 15 cidades do interior do Paraná realizando 45 apresentações gratuitas dos trabalhos: Árvores Abatidas ou Para Luis Melo (indicada aos Prêmios Shell, APCA e Aplauso Brasil), Artista de Fuga, e Psicose 4h48.

As peças selecionadas para a circulação acumulam somadas um histórico de mais de 450 apresentações pelo Brasil. Nesta circulação, as três peças passam, além de Irati, por Campo Mourão, Paranavaí, Arapongas, Apucarana, Toledo, Umuarama, Paranaguá, Castro, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão, Pinhais, Campo Largo e Araucária.