Campanha de Valorização do Idoso

Publicado em: 23/11/2020 10:14 | Fonte/Agência: SECOM Irati

Assistência Social lança campanha de valorização do idoso
A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Irati está lançando uma campanha de valorização da pessoa idosa. A iniciativa visa estimular o respeito ao idoso e à experiência vivida, o conhecimento adquirido, que pode ser compartilhado com todos.
A cada dia, nossa sociedade recebe mais e mais idosas e idosos, com sua história única, experienciada a partir do seu espaço na sociedade. E as abordagens da Assistência Social de Irati são para que este contexto seja ressaltado, com frases como “Não tenha vergonha dos seus cabelos brancos. Tenha orgulho da sua história”.

PANORAMA NACIONAL
Em contraste aos países orientais, os padrões brasileiros costumam desperdiçar e desprezar uma imensa riqueza que reside na experiência e conhecimentos acumulados das pessoas idosas.
Um grande exemplo é o Japão, onde este público é tratado com respeito, e recebe grande atenção pela experiência que carregam da vida, sendo considerados conselheiros das gerações mais novas na tomada de decisões. O idoso é um patrimônio para os japoneses.
Muitas dificuldades poderiam ser contornadas se os jovens dessem ouvidos à sabedoria de quem já percorreu a maior parte do caminho que eles ainda terão por trilhar. Chegando-se à maturidade, ocorre um discernimento mais claro do que pode ser um bem ou um mal, e do que pode vir a dar certo ou não.
Valorize o idoso que você tem na sua família, no seu bairro e sua cidade.