Cartão Prato Cheio começará a ser distribuído na próxima segunda (14)

Publicado em: 08/06/2021 08:49

A Secretaria de Assistência Social de Irati informa que, na próxima segunda-feira (14), terá início a entrega dos cartões do Programa Municipal Cartão Prato Cheio, que beneficiará famílias iratienses com três parcelas de R$ 150 para a compra de alimentos em locais credenciados. Os cartões serão repassados pelas equipes dos CRAS locais para as famílias atendidas pelo programa Bolsa Família.

O Cartão Prato Cheio é um auxílio financeiro para, aproximadamente, 3.500 famílias iratienses em situação de vulnerabilidade em razão da pandemia, para compra de alimentos. Com este programa, a Administração Municipal pretende injetar R$ 1,5 milhão na economia local.

A Secretaria de Assistência Social solicita que as famílias se atentem aos dias, horários e locais estabelecidos e que colaborem com as medidas de biossegurança, com o uso de máscara, distanciamento e o respeito à ordem do cronograma para evitar aglomerações.

Caso alguma pessoa contemplada com o cartão esteja apresentando sintomas gripas ou testou positivo para a Covid-19, é necessário ligar para o CRAS de referência, pois equipe deixará o cartão reservado para que possa pegá-lo de forma segura.

O cronograma completo está disponível no site da Prefeitura de Irati www.irati.pr.gov.br, clicando no banner Cronograma de Distribuição do Cartão Prato Cheio.

Quem não faz parte do programa Bolsa Família e está em situação de vulnerabilidade social, deve ficar atento aos seguintes critérios estabelecidos para solicitar o Cartão por meio do link https://forms.gle/BKVCw4HMJYq7PMjt7, entre os dias 14 de junho a 18 de junho. Aqueles que não possuem acesso à internet podem fazer o cadastramento, por meio do telefone do CRAS de referência: CRAS Lagoa (3907-3137), CRAS Vila São João (3907-3041 e 99123-3160), CRAS Canisianas (3907-3111 e 99101-7158) e CRAS Rio Bonito (3907-3034 e 99109-0209).

Critérios para inscrição:

- Estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais

- Ser residente no município de Irati

- Não ocupar cargo público

- Estar em situação de vulnerabilidade social

- Integrar família de baixa renda, sendo esta considerada com renda per capita de, no máximo, meio salário

- Não possuir emprego formal

- Ter idade superior a 18 anos, salvo as mães chefes de família

- Não ser titular de benefícios assistenciais ou previdenciários, exceto o programa Bolsa Família e auxílio emergencial do governo federal

A Assistência Social lembra que só será aceito um cadastro por família, que deverá ser preenchido pelo responsável familiar que consta no Cadastro Único. Os cadastros passarão pela avaliação da equipe técnica do CRAS e, no caso de o número de solicitações exceder o número de benefícios disponíveis, terão como critério de desempate os seguintes pontos:

- For provedor (a) de família monoparental

- Possuir filho (a) menor em idade escolar devidamente matriculado (a) em instituição de ensino

- For pessoa com deficiência

- Ter 60 anos ou mais

- Ter, por conta da pandemia, ficado sem renda nos últimos três meses

- Tiver acompanhamento do serviço de proteção e atendimento integral à família pelo CRAS de sua referência.