Mais da metade dos criadores ainda não fez atualização dos rebanhos em Irati

 

Publicado em: 23/06/2021 10:26

Whatsapp

 

Prazo para a atualização termina no dia 30 de junho. Até agora, apenas 45,8% dos produtores entregaram a documentação na Adapar

Mais da metade dos criadores de gado, búfalos, ovinos, suínos e equinos de Irati ainda não fez a atualização do rebanho junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), obrigatória para manutenção do estado do Paraná como área livre da febre aftosa sem vacinação. A campanha termina no próximo dia 30 de junho. Os criadores que não fizerem a atualização, gratuitamente, poderão receber um auto de infração e serão multados em R$ 1.121 por exploração pecuária, o equivalente a 10 Unidades de Padrão Fiscal (UPF) do estado.

Até o momento, apenas 45,8% dos criadores iratienses haviam feito a atualização. Outros 677 produtores (54,2%) ainda não entregaram a documentação necessária. Em toda a região, até agora somente 46,4% dos produtores fizeram a atualização dos rebanhos.

Segundo a médica veterinária da Adapar, Cristina Barra do Amaral Bittencourt, na campanha realizada em 2020, algumas pessoas deixaram de realizar a atualização e foram multadas. Ela enfatiza que, no mês de maio, o Paraná foi reconhecido, internacionalmente, como área livre da febre aftosa sem vacinação depois de muitos anos de trabalho para o controle dos casos e de inúmeras campanhas de vacinação.

“Agora temos que manter essa condição sanitária, a qual vai possibilitar ampliar os negócios de exportação e, consequentemente, aumentar os rendimentos da nossa agropecuária. Para isso, é preciso que os criadores façam a sua parte, pois agora nem precisam gastar com a compra de vacina, apenas buscar um comprovante, preencher e nos enviar”, pontuou.

Os produtores podem solicitar o envio dos comprovantes, preencher direto no celular ou imprimir e devolver pelo WhatsApp (42) 3422-7554 ou então retirá-los na sede da Adapar, na Rua João Cândido Ferreira, 61, próximo ao MercadoMóveis da 19 de dezembro.