Prefeitura de Irati entrega quatro respiradores para a Santa Casa

Publicado em: 02/07/2021 09:00

Equipamentos foram adquiridos com recursos próprios, na ordem de R$ 320 mil. Hospital contará com mais quatro leitos de UTI

A Prefeitura de Irati entregou nesta quarta-feira (30), quatro respiradores para a Santa Casa de Irati.  Outros quatro monitores digitais de última geração foram adquiridos pelo município e devem ser entregues nos próximos dias. No total, o Executivo investiu R$ 320 mil, oriundos de recursos livres. Estes equipamentos serão utilizados no atendimento de pacientes com Covid-19.

Segundo o prefeito Jorge Derbli, com a entrega dos novos equipamentos, a Santa Casa poderá contar com mais quatro leitos de UTI. Atualmente, o hospital possui 12 leitos, todos lotados. “Estes quatro seriam um complemento para atender mais pessoas, caso haja necessidade. Eu espero que não seja preciso utilizar estes leitos e os novos respiradores, mas a Prefeitura os adquiriu e está cedendo para a Santa Casa em cessão de uso para atender a nossa comunidade. É mais uma ação da Prefeitura no combate à Covid-19 em parceria com a Santa Casa para atender aos iratienses e a região da Amcespar”, frisou.

O prefeito fez um agradecimento a todos os funcionários da Santa Casa pela dedicação ao trabalho realizado na linha de frente no combate à pandemia. Segundo Derbli, estes profissionais estão “salvando vidas”.

A secretária de Saúde, Jussara Kublinski Hassen, participou da entrega, juntamente com o prefeito Derbli e a vice-prefeita Ieda Waydzik. Jussara ressaltou que os equipamentos serão importantes para atender pacientes graves na UTI e no Pronto Socorro, mesmo depois da pandemia. “Esses respiradores são de extrema importância para o atendimento aos pacientes graves que precisam de intubação dentro da UTI e no Pronto Socorro, não somente neste momento crucial da pandemia, mas também, depois que tudo isto passar, será utilizado na UTI geral, atendendo outros pacientes graves”, pontuou.

Segundo a secretária, a entrega destes equipamentos representa o comprometimento da Prefeitura com a Santa Casa de Irati e com a saúde da população iratiense. “A Secretaria de Saúde nunca mediu esforços no combate à pandemia e vem respondendo da melhor forma possível a tudo que lhe cabe para amenizar os impactos desta doença que tanto mal tem feito às pessoas do mundo inteiro”, finalizou.