Prefeitura e SESP assinam Termo de Cooperação para compartilhamento de dados

Publicado em: 27/07/2021 10:01

Assinatura do convênio vai possibilitar agilidade nos trabalhos e troca de informações, por meio dos boletins de ocorrências da Guarda Municipal de Irati e da Polícia Militar

A Prefeitura de Irati e a Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) vão compartilhar informações gerais e de segurança, conforme o Termo de Cooperação Técnica da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) assinado na quinta-feira (22). A medida vai permitir maior agilidade nas investigações por parte da Segurança e autonomia para que o município acesse informações de interesse com mais facilidade.

De acordo com o secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, o trabalho integrado e a aproximação com os municípios do Paraná faz parte do planejamento estratégico da pasta para a melhoria da segurança pública. “Por meio da assinatura deste termo de cooperação reforçamos o trabalho que a Secretaria vem desenvolvendo em prol da celeridade na pronta resposta aos paranaenses. Ao compartilhar essas informações com os municípios do Estado, também fortalecemos a agilidade no trabalho de policiamento da região”, ressaltou.

O Termo de Cooperação Técnica da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) com guardas municipais já contempla quase 30 municípios paranaenses. O objetivo do convênio é dar maior agilidade e eficiência ao trabalho das forças de segurança, integrando as Guardas Municipais ao sistema.

A cidade de Irati agora poderá acessar os Boletins de Ocorrência Unificado (BOU), desde a confecção, até consultas e demais informações. O município também tem a possibilidade de verificar informações do Business Intelligence, ferramenta da Secretaria da Segurança Pública que possui estatísticas criminais.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, falou sobre a importância deste convênio, o qual reforça a parceria entre a SESP e o Governo do Paraná, e o avanço para a área de segurança do município de Irati. “Nós estamos muito agradecidos pela parceria com esse sistema de segurança, na gestão do coronel Marinho e o Estado, que estão olhando para os pequenos municípios e olhando como um todo para a segurança do Paraná, com isso quem ganha é a população”, afirmou.

A assinatura do convênio vai possibilitar a celeridade nos trabalhos e a troca de informações, por meio dos boletins de ocorrências da Guarda Municipal de Irati e da Polícia Militar que atuam na região, conforme destacou o secretário municipal da Segurança Pública, Edson Luis Elias. “Este boletim integrado será sensacional e vai favorecer o município, pois a Guarda Municipal vai ser um auxílio à Polícia Militar na consulta às informações de forma muito mais prática, principalmente na era do celular, já consegue consultar e não atrapalha o trabalho de policiamento”, destacou.

Já o comandante da Guarda Municipal de Irati, Averaldo Lejambre, explicou como vai funcionar o trabalho na prática e o benefício ao município. “Na prática será o ganho de tempo no atendimento da ocorrência. O cidadão que está com alguma coisa em seu desfavor, nós poderemos consultar, de forma rápida, e também ter uma ação mais rápida, pois antes a gente perdia um tempo nas consultas com outros órgãos e agora teremos esse acesso direto”, esclarece.

Texto e fotos: Comunicação SESP