Nota de esclarecimento da Vigilância em Saúde sobre a vacinação da Covid-19

Publicado em: 11/08/2021 17:11

Em resposta aos inúmeros questionamentos recebidos sobre o atraso na vacinação contra a Covid-19 em Irati, vimos por meio deste, trazer informações acerca da Campanha Municipal de Imunização contra a Covid-19.

1. O Plano Municipal de Imunização segue em alinhamento com as diretrizes e protocolos dos órgãos responsáveis, como Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no que diz respeito a contemplação dos grupos considerados prioritários e elegíveis para a vacinação. OBS: Compreende-se como grupo prioritário, aquele que, por meio de evidências científicas, apresenta risco elevado para complicações e internamentos, diante de uma infecção pelo SARS-CoV2; ou são grupos considerados essenciais no enfrentamento à Pandemia, como os profissionais de saúde, por exemplo; e grupo elegível para a vacinação, que são aqueles em que a vacinação está disponível,  como pessoas menores de 18 anos que, neste momento, não são elegíveis à vacinação, por não haver estudos científicos que assegurem a eficácia e a segurança da vacinação nesta população.

2. Desde o início da campanha,  considerando o número insuficiente de doses disponíveis, houve a necessidade de realizar o escalonamento entre os grupos prioritários, uma vez que não era possível contemplar 100% das pessoas de um mesmo grupo, de uma única vez. Ressaltamos que os critérios para realização deste escalonamento seguiram em alinhamento com as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde e também Ministério da Saúde.

3. Atualmente, o município encontra-se vacinando a população em geral com 18 anos completos ou mais, que, segundo estimativa da Secretaria de Estado da Saúde para 2020, é de 46.306 pessoas. Novamente, ressaltamos que o repasse de doses para este grupo por parte do Ministério da Saúde se dá de forma fracionada, necessitando, mais uma vez, utilizarmos a estratégia de escalonamento por faixa etária.

4. Para operacionalizar a distribuição das doses, seguindo a estratégia de escalonamento, o município de Irati realizou o cadastramento da população, por meio de plataformas on-line, com o objetivo de conhecer o número de pessoas elegíveis para a vacinação por faixa-etária. Neste sentido, é possível determinar a ampliação da vacinação por faixa etária, tomando como base o número de doses recebidas. Por exemplo, em uma remessa de vacinas, o município recebe 1 mil doses e sabe-se que, por meio do cadastramento, 1 mil doses são suficientes para contemplar duas faixas etárias. Então, o município amplia a vacinação para duas faixas etárias seguintes.

5. A capacidade vacinal em Irati é de, em média, 500 pessoas por dia, sendo que o volume máximo de vacinação chegou a, aproximadamente, 800 pessoas vacinadas com a DOSE 1 em um único dia. Portanto, com o quantitativo reduzido de doses recebidas em algumas semanas, foi necessário suspender o cronograma de vacinação em alguns momentos por esgotamento de todo o estoque.

6. Não há uma previsão de entregas de doses futuras por parte da Secretaria de Estado da Saúde, o que inviabiliza, ao município, realizar um cronograma de vacinação por faixa etária a longo prazo.

7. Recentemente, o município está sendo alvo de questionamentos referentes ao atraso na ampliação da vacinação por faixa etária, considerando que, vários municípios da região, estariam supostamente “adiantados” em seu cronograma. Em relação a este fato, informamos que, segundo a estimativa da Secretaria de Estado da Saúde para 2020, Irati vacinou 72% da população com 18 anos ou mais, sendo que o Estado do Paraná vacinou 74%, demostrando que Irati está na média de vacinação do Estado. Também salientamos que, diferentemente do que vem ocorrendo em outros municípios, Irati não adotou a estratégia da repescagem, ou seja, aquele munícipe que não pode ser vacinado dentro de sua faixa etária, seja por contraindicação temporária como a infecção prévia pela COVID-19 ou por qualquer outra razão, ele consegue ser vacinado na sequência, não sendo direcionado para uma lista de espera ou repescagem, assegurando o seu direito inquestionável de acesso. Em outras palavras, utilizar de forma isolada, o critério de avanço por faixa etária para avaliar a cobertura vacinal, é incorreto, uma vez que os municípios possuem estruturas etárias diferentes.

Por fim, reforçamos nosso compromisso, enquanto Secretaria Municipal de Saúde, em garantir que a Campanha de Vacinação contra a COVID-19 ocorra de maneira justa e transparente, assegurando o direito de todo cidadão ao acesso à vacinação, ofertando-a em todas as localidades de Irati, por meio das 12 salas de vacinas disponíveis, tanto em área urbana como rural.