Irati iniciará aplicação da 3ª dose contra a Covid-19, a partir desta sexta (24)

Publicado em: 22/09/2021 09:38

Neste início, idosos com 85 anos completos ou mais e pessoas com alto grau de imunossupressão receberão dose de reforço

A Secretaria de Saúde de Irati, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que, nesta sexta-feira (24), dará início a aplicação da dose de reforço, destinada aos idosos com 70 anos completos ou mais e que tenham recebido a segunda dose há, pelo menos seis meses, e as pessoas com alto grau de imunossupressão.

A vacina a ser utilizada para a dose adicional deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou Astrazeneca), variando, conforme envio por parte do Ministério da Saúde.

IDOSOS

O grupo de idosos iniciará a vacinação de forma escalonada, por idade mais avançada. A partir desta sexta-feira (24), podem procurar pela dose de reforço os idosos que têm 85 anos completos ou mais e que a segunda dose recebida foi há seis meses ou mais, visto que o município recebeu apenas uma pequena parcela da vacina necessária para este grupo.

Para receber a terceira dose do imunizante, os idosos deverão apresentar RG, CPF e Carteirinha de Vacina com o registro das duas doses anteriores.

PESSOS COM IMUNOSUPRESSÃO

As pessoas pertencentes ao grupo dos imunossuprimidos deverão apresentar receita ou atestado médico, RG, CPF e a Carteirinha de Vacina com o registro das duas doses anteriores. Para os indivíduos com alto grau de imunossupressão, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de, pelo menos, 28 dias após a última dose do esquema básico.

O modelo de atestado médico para os indivíduos imunossuprimidos está disponível no site da Prefeitura de Irati, por meio do link www.irati.pr.gov.br/pagina/273_TERCEIRA-DOSE.html. Tendo os documentos em mãos, as pessoas podem procurar pela terceira dose, a partir desta sexta-feira (24), em todas unidades de saúde.

São indivíduos imunossuprimidos:

1) Imunodeficiência primária grave

2) Quimioterapia para câncer

3) Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiética (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

4) Pessoas vivendo com HIV/AIDS

5) Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias

6) Uso de drogas modificadoras da resposta imune (disponíveis na tabela da nota técnica)

7) Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias

8) Pacientes em hemodiálise

9) Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

Para as pessoas com alto grau de imunossupressão, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de, pelo menos, 28 dias após a última dose do esquema básico.

NOTA TÉCNICA

A Nota Técnica também está disponível para consulta no site da Prefeitura de Irati, por meio do link www.irati.pr.gov.br/pagina/273_TERCEIRA-DOSE.html.