CRAS Rafaela Letícia de Souza é inaugurado

Publicado em: 07/10/2021 16:43

A Prefeitura de Irati inaugurou, na manhã desta quinta-feira (07), o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Rafaela Letícia de Souza, localizado no Jardim Planalto. A obra, que começou em setembro de 2020 e foi concluída neste mês, tem 187 m² e conta com quatro salas, uma recepção, três banheiros, sendo um de acessibilidade, uma copa/cozinha, um arquivo e rampa de acessibilidade.

O novo CRAS conta com 12 funcionários para atender o território de abrangência. A secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, destacou que o Executivo tem feito a diferença nas ações da assistência social. Ela ressaltou que a conquista do novo CRAS é importante para toda a população. “Inaugurar um CRAS, que é a porta de entrada para a nossa população ser bem atendida é querer se aproximar das pessoas, e isto o nosso prefeito tem feito, querendo ouvir e cuidar do nosso povo”, frisou.

Sybil também enalteceu a homenagem prestada à Rafaela, assistente social que foi vítima da Covid-19, e sua família. “Ela, com certeza, é merecedora e vai ser lembrada como filha, mãe, esposa, irmã e como pessoa incrível que era, que lutava e acreditava em justiça social. Por isto, nada mais justo do que este espaço materializar esta luta da Rafaela e ser hoje denominado Rafaela Letícia de Souza”, comentou.

A vereadora Terezinha Miranda Veres, autora do Projeto de Lei que denominou o CRAS do Jardim Planalto de Rafaela Letícia de Souza, comentou que o espaço irá amparar muitas pessoas. Por conta da amizade com a família de Rafaela, a parlamentar decidiu prestar esta homenagem. “A Rafaela é uma menina que eu conheci desde pequena. Com seu carisma, ela encantava a todos. Estamos tristes demais com sua partida, mas hoje acalentamos um pouco nossos corações, assim como os de toda a sua família e, em especial, de seus pais, prestando esta homenagem, eternizando seu nome em um espaço no qual ela sempre esteve ajudando e amenizando o sofrimento de tantas pessoas. Que este espaço acolha, ampare e ajude tantas pessoas, assim como a Rafaela fez em vida”, destacou.

O prefeito Jorge Derbli ressaltou que o novo CRAS irá acolher pessoas de todos os bairros próximos com uma equipe de 12 profissionais. “É isto que nós precisamos fazer: a política tem que cuidar das pessoas. As obras têm que existir, mas o principal são as pessoas, e elas têm que cobrar do prefeito e fiscalizar para atender a comunidade. A minha função sempre foi cuidar do povo de Irati”.

O prefeito também prestou sua homenagem à família de Rafaela. “Eu não sei medir o sentimento de um pai e o que se passa na cabeça de vocês, da família, sobre a perda tão grande desta menina, pelo trabalho que ela fez, como assistente social, ajudando tanta gente. Isto aqui é o mínimo, e eu parabenizo a vereadora Tere por esta homenagem. Cada vez que vocês passarem aqui na frente, olhem para esta obra e vejam o lado alegre da Rafaela. Tristeza nunca, saudade sempre. Aqui estará representado o que ela gostaria de fazer pelas pessoas, o que ela sempre fez. Vejam a Rafaela imortalizada aqui”, comentou.

Presenças

Participaram desta solenidade o presidente da Câmara, Helio de Mello, os vereadores, Vera Gabardo e Alcides Cezar Pinto, secretários municipais, Maria de Lurdes Koreval, representante dos moradores do bairro e usuários da Assistência Social, Alessandra Colesel, coordenadora do CRAS do Jardim Planalto e Denis Cezar Musial, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.