Campanha de Prevenção e Diagnóstico de Câncer Bucal acontece na terça (09)

 

Publicado em: 03/11/2021 15:10

Whatsapp

 

O setor de saúde bucal da Secretaria de Saúde de Irati promoverá, na próxima terça-feira (09), a 4ª edição da Campanha de Prevenção e Diagnóstico de Câncer Bucal, em parceria com a equipe do Hospital Erasto Gaertner. O evento será realizado, das 08h às 17h, na Rua da Cidadania Frei Jaime, próximo ao cinema. No local, será montada uma tenda em que funcionarão dois consultórios para a realização dos exames gratuitos.

A campanha, que teve início em 2017, não foi realizada no ano passado em virtude da pandemia de Covid-19. Segundo o dentista, Roberto Van Der Laars, o objetivo é de encontrar pessoas que apresentem ferimentos que possam representar estágio inicial de câncer de boca. “Nesta estrutura, estará uma equipe preparada para fazer a triagem destes possíveis pacientes que chegam para fazer um exame rápido da sua cavidade oral (boca). Os profissionais, que são altamente capacitados, farão estes exames, procurando alterações nos tecidos da boca, língua, assoalho da boca, lábios e tecidos em torno”, comentou.

Público-alvo

Pessoas com mais de 40 anos de idade, que tenham pele clara e tomam muito sol, aquelas que observaram alterações na boca e que não regridem há mais de 15 dias, com pintas, pequenas verrugas ou pequenas úlceras serão o público-alvo desta campanha.

Nas campanhas anteriores, foram descobertos dezenas de casos de câncer bucal em estágio inicial. “São dezenas de pessoas que tiveram a chance de ter um tratamento rápido e precoce e evitar uma possível doença que levasse as pessoas a terem mutilações ou, até mesmo, perderem a vida”, ressaltou Van Der Laars.

Maiores causas de câncer

O abuso do cigarro e do álcool são dois fatores que podem desencadear o câncer bucal, conforme explica o dentista. “O cigarro faz mal sim, não adianta o fumante achar que não, e ele é um fator importantíssimo no aparecimento de lesões cancerosas na cavidade oral. As pessoas que têm, porventura, o hábito do cigarro e do álcool associados e observaram alguma alteração na boca, no lábio, na língua, dificuldades para engolir, inchaços no assoalho da boca, abaixo do queixo, gânglios, todos estes são sinais que podem estar associados a uma lesão cancerosa ou não. É muito importante se detectar isto o quanto antes: se a pessoa detecta que tem uma lesão, ela precisa levar isto a um profissional para buscar o tratamento o mais cedo possível”, frisou.

Caso seja detectada uma lesão suspeita, a pessoa receberá encaminhamento para fazer o tratamento o mais rápido possível. Os índices de cura em lesões pequenas, com menos de um centímetro, em fase inicial, podem atingir 90%. Por isso, Van Der Laars afirma que a prevenção é a melhor alternativa.