Agricultura presta contas da entrega de sementes de feijão aos agricultores

Publicado em: 27/01/2022 15:48

Equipe também fará visitas às propriedades favorecidas para verificar o plantio e a situação das lavouras, junto à Defesa Civil

A Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar faz um importante esclarecimento sobre as ações do município em relação ao atendimento aos agricultores em função das chuvas com granizo, ocorridas no fim de 2021. Segundo o secretário da pasta, Raimundo Gnatkowski, foram 276 famílias de 20 comunidades com 20 toneladas de sementes de feijão.

Segundo o Gnatkowski, 52 famílias receberam uma saca de 40 kg, 224 foram contempladas com duas sacas, fechando 500 sacas de 40 kg de sementes de feijão. As entregas aconteceram no dia 14 deste mês, nas comunidades de Cerro da Ponte Alta e Volta Grande. Outras 49 sacas foram devolvidas na empresa Zeagro, vencedora da licitação para a entrega do material, e entregues aos agricultores na sede da Secretaria de Agricultura. Depois disso, foi feita esta prestação de contas ao Executivo municipal e à população.

A entrega das sementes foi acompanhada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), pelo prefeito Jorge Derbli, vice-prefeita, Ieda Waydzik, e pela Câmara Municipal, responsável pela devolução de cerca de R$ 250 mil, que foram destinados para a compra destas sementes.

“Daqui para a frente, será feita a fiscalização do plantio desta semente. As pessoas fizeram o cadastro, assumiram o compromisso de plantar esta semente e nós acompanharemos seu crescimento com fotos, até mesmo para deixar em arquivo e fazer com que estas sementes sejam plantadas mesmo. Elas vieram para ajudar ao agricultor que tinha dificuldades na questão do granizo. É isto que nós queremos e faremos com o CMDRS e a Secretaria de Agricultura”, frisou o secretário.

A semente entregue aos produtores é nova e certificada, e poderá ser replantada por mais 10 anos. Segundo ele, retirando e replantando, a semente ainda dará produção boa, concluindo este trabalho de apoio da gestão municipal.

Prefeitura visitará propriedades de agricultores que receberam sementes

Nos próximos 30 dias, a Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, visitará todos os agricultores que receberam as sementes de feijão adquiridas pelo município. Profissionais desta pasta e da Defesa Civil visitarão propriedades para verificar se as sementes foram plantadas e como está a situação das lavouras, para garantir o uso adequado deste material.

Segundo o prefeito Jorge Derbli, não se trata de uma fiscalização, mas sim, de uma visita, na qual, técnicos dos dois órgãos farão o acompanhamento do andamento das lavouras.

Caso o produtor não tenha tempo ou, por outro motivo, não faça o plantio, ele deve procurar a Secretaria de Agricultura, na Avenida Vicente Machado, 455 (antiga sede da Agência do Trabalhador) para devolver as sementes. “Muita gente ficou sem semente. Nós teríamos que comprar, hoje, para repor os 750 alqueires, mais de dois mil sacos de sementes. O recurso que foi gasto era livre do município”, comenta Derbli.

No total, 750 alqueires de lavouras de fumo, milho, soja e feijão foram afetados em todo o município. A Prefeitura solicitou apoio ao Governo Federal para que sejam enviadas entre 500 a 600 cestas básicas para auxiliar os trabalhadores contratados para trabalhar nas lavouras. Já, o Governo do Estado não disponibilizou ajuda por conta da estiagem, que está causando prejuízos aos cofres públicos.