Município está com estoque de vacina com prazo curto de validade, sujeito a descarte

 

Publicado em: 18/03/2022 16:22

Whatsapp

 

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Irati informa que o repasse das doses de vacina contra a Covid-19, pelo Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), se dá pelo número da população apta a receber aquelas doses. Como a procura pela vacina diminuiu, principalmente, pela dose de reforço, o município está com estoque de vacina com prazo curto de validade, sujeito a descarte.

A enfermeira-chefe da Epidemiologia, Denise Homiak Fernandes, explica quais as consequências para a população. “A não utilização destas doses pode trazer sérias consequências diante de todas as circunstâncias em que vivemos, como iminência de casos provocados por nova variante, que pode levar a novo aumento do número de casos, volta do uso obrigatório de máscaras, e tantos outros problemas que vêm junto neste contexto”, alerta ela.

Atendimento estendido no Ildefonso Zanetti

Pensando em ampliar, ainda mais, a oferta da vacina, entre os dias 21 e 25 de março, a sala de vacina do Centro de Atendimento Ildefonso Zanetti estará atendendo em horário alternativo, das 08h às 11h30 e das 12h30 às 18h.

Doses em todas as salas de vacinação

Com as constantes atualizações para facilitar e otimizar a aplicação de doses, o município passou a oferecer a vacina contra a Covid-19 em todas as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação. O cronograma completo está disponível no site da Prefeitura de Irati em www.irati.pr.gov.br/paginas-centralizadas/21_8_Cronograma-de-Vacinacao.html.