Retomada da Casa da Cultura acontece no fim de semana do dia 29

 

Publicado em: 19/04/2022 16:44 | Fonte/Agência: Texto: Secretaria de Cultura e Turismo de Irati

Whatsapp

 

Evento contará com atrações em diferentes modalidades artísticas

Nas noites de 29 e 30 de abril e na tarde do dia 1º de maio, será realizada a Retomada da Casa da Cultura de Irati. Na ocasião, ocorrerá a entrega oficial das obras da reforma/restauro do espaço, que tiveram seu início ainda no ano de 2016. O antigo imóvel, hoje atrativo turístico municipal, passou por total adequação, e voltará a funcionar como tradicional espaço de exposições, mostras, eventos e concursos culturais.
No dia 29 (sexta-feira), a partir das 19h, serão abertos os portões para o jardim da casa, e terão início as apresentações musicais. Às 20h, será feito o pronunciamento das autoridades, descerramento da placa e entrega oficial dos serviços de reforma/restauro da Casa da Cultura, bem como a abertura das exposições que serão realizadas ao longo da programação geral do evento de Retomada. Também neste horário, terá início a comercialização de um especial "Café com Tortas".
No sábado (30), as exposições estarão abertas a partir das 19h, horário em que também passará a ser servido o Café com Tortas neste dia. No domingo (01), a Casa será aberta a partir das 14h, contando com uma programação diferenciada para as crianças.

PROGRAMAÇÃO GERAL
Para todos os dias do evento, estão agendadas as seguintes atrações: 

- Exposição "Circula Irati", com fotografias históricas do município (1º piso);
- Exposição de desenhos dos artistas Silton Dietrich e Silvia Maria Svereda (2º piso);
- Exposição de artesanato em sala temática da Associação Iratiense de Artesãos (2º piso);
- Exposição de pinturas das artistas plásticas Claudete Basen, Elvira Kiatkoski Barroso, Marili de Lara Teixeira (in memoriam) e Rosane Marochi (2º piso);
- Exposição de Artesanato em madeira com Bráulio Zarpellon Junior e Gecimiel Mauricio Lauton (2º piso);
- Exposição de fotografias vencedoras da categoria "Atuais" de todas as edições do Projeto Irati em Imagens (2º piso);
- Café com Tortas servido pela "Pasta Dei Nonni", com produtos da comunidade do Pinho de Baixo (1º piso);
- Apresentação musical com o Grupo "Concertando o Choro", de João Edison Salmon e convidados (jardim da casa).

- Participação do Grupo Saber, que estará tirando fotos nos ambientes temáticos e encaminhando para as pessoas como recordação do evento.

 

LANÇAMENTO DE LIVROS
Também nesta ocasião, haverá o lançamento de três livros, no 2º piso: Dagoberto Waydzik lança o livro "Historicidade: história & relatos – bairros de Irati", que traz crônicas que, com uma escrita leve e dinâmica, contam a história da formação dos bairros de Irati; Luiza Nelma Fillus lança o livro "Trajetória das Trovas em Irati: suas memórias e suas ações", que traz uma pesquisa sobre os mais de cem anos da história deste gênero literário no município, desde os primeiros trovadores até os dias de hoje; e Orlando Luiz Azevedo lança a coletânea de contos, crônicas, histórias, trovas e poesias intitulada "Irati, nossas memórias", sendo ele um dos autores e o organizador do livro, que conta com trabalhos que foram inicialmente publicados no grupo "Era uma vez em Irati", da rede social Facebook. Além dos já citados, são autores nesta coletânea também Caterina Balsano Gaioski, Célia Terezinha Neves Vieira, Doriane Daniliszyn Ledesma, Elenice Chudek Koppe, Elizabeth Krinski Beraldo, Herculano Batista Neto, Julio Bronislavski, Leda Mara G. de Oliveira, Luiz Vieira, Maria Hawreszko Molossi, Marinice Biacchi, Miriam de Oliveira Vargas e Silvia Maria Svereda.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL NO DOMINGO
Especificamente para o domingo, dia 1º de maio, estão agendados: brinquedos infantis cedidos pelo Grupo Saber; contação de histórias com Nelci Wolski; pintura facial e outras atividades com o grupo da formação de docentes do Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira; e participação das Farmácias Nissei.

REFORMA / RESTAURO
Durante o processo de reforma/restauro da casa, quase toda a estrutura em madeira, desde o telhado, paredes e até o assoalho foi refeita. Também foram providenciadas novas estruturas elétrica e hidráulica, iluminação interna e externa, e a substituição dos vidros.
Na parte externa foram providenciados recursos de acessibilidade, com rampa e elevador, e confeccionadas novas calçadas.
Para a reforma, foram utilizados recursos federais da ordem de R$ 485 mil, oriundos do Ministério do Turismo, mais contrapartida municipal, além de complementação da Prefeitura, para acabamentos.

AMBIENTES DA CASA
Alfredo Van der Neut, atualmente responsável pela Secretaria de Cultura e Turismo de Irati, comenta que “este serviço de qualidade efetuado na Casa da Cultura vai durar vários anos”. A sede administrativa da Secretaria, já em 2019, foi retirada do casarão, e transferida para uma edificação anexa, onde segue funcionando. Uma sala, na parte superior da Casa da Cultura, permanecerá como memorial da família Gomes, com acervo de objetos familiares e pessoais, sobretudo de Edgard e Egas Andrade Gomes. Haverá ainda o corredor com a galeria dos prefeitos. Outras salas do piso superior serão destinadas às exposições itinerantes e fixas, como as que estão agendadas para o evento da retomada.
Na parte inferior, serão instalados três ambientes. Um deles será a reprodução de uma antiga bodega. “No passado, a bodega já foi uma grande referência social, sendo inclusive ponto de entrega e recebimento de correspondência”, explica o secretário. Outro ambiente será um antigo salão de barbeiro, com objetos arrecadados com antigos profissionais da área e seus familiares. Alfredo agradece à grande colaboração de Swami Ferreira do Nascimento, conhecido barbeiro de Irati, que vem efetuando doações para reproduzir a barbearia. “O local, estritamente masculino, era o ponto de fofocas regionais, pois enquanto o cliente aparava a barba, era informado pelo profissional dos acontecimentos recentes e de novas pessoas na cidade”, lembra o secretário. E o último ambiente será o Museu Municipal, com diversos itens da história do Município.

HISTÓRIA
A Casa da Cultura é um antigo casarão de madeira, que data das primeiras décadas do século passado, e que mantém todas as características impostas pela cultura urbana então vigente. Residência da família Gomes, teve sua edificação concluída em 1919, por Arcélio Batista Teixeira.
O imóvel foi cedido à Prefeitura em forma de comodato pela família proprietária em dezembro de 1987, e doado à municipalidade em setembro de 2004.
No local, ao longo dos anos, foi prestado apoio às atividades culturais promovidas por entidades diversas, promovendo a cultura nos diferentes níveis, oportunizando as manifestações artísticas em áreas como artes plásticas, teatro, música e outras, tornando a arte mais acessível para toda a população.