Assistência Social promove evento sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado em: 21/05/2022 16:50

Na sexta-feira (20), foi realizado pela Secretaria de Assistência Social de Irati o evento “Irati faz bonito” alusivo ao dia 18 de maio, que é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação tem o objetivo de sensibilizar, informar, mobilizar e convidar toda sociedade a participar da luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente. Na oportunidade foi realizada a entrega do Plano Decenal Municipal Pela Primeira Infância (PMPI), elaborado por representantes de organizações governamentais e não-governamentais que compõe a rede de proteção à criança e ao adolescente.

O PMPI é um instrumento técnico e político feito pelo governo e as organizações da sociedade civil, inclusive com a participação das crianças, abrangendo todos os direitos de todas as crianças de até seis anos de idade, de todas as infâncias existentes no território, e com objetivos e metas de longo prazo. Após aprovado pela Câmara de Vereadores, o Plano adquire caráter de lei, obrigando os sucessivos governos a dar continuidade às ações descritas no mesmo.

“É uma honra para mim fazer parte desse momento histórico para o nosso município. Momento que reunimos pessoas chaves, referências nos seus municípios, referências nas suas funções, com objetivo de fortalecimento da nossa rede de proteção à criança e ao adolescente”, comenta a Secretária de Assistência Social de Irati, Sybil Dietrich. Em Irati, esse movimento teve início a partir do entendimento de que investir na primeira infância é investir na vida, no futuro da sociedade. “Nossa gratidão. Nosso muito obrigado aqueles que aprovaram esse Plano, porque sabem da importância desse instrumento para o desenvolvimento do nosso município, para garantir os direitos das nossas crianças”, complementa a secretária.

Em sua explanação, o prefeito Jorge Derbli convidou aos participantes a fazerem uma reflexão, voltando-se aos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. “Hoje, cada um de vocês aqui é responsável em ajudar, não só proteger a família mas ajudar também a nossas crianças, não só de Irati mas de qualquer parte que tenha sofrido um abuso, uma exploração, como acontecem muitas vezes”, apontou Derbli. “É um tema muito sério, mas que cada um de nós pode contribuir para que de uma vez por todas não tenha mais isso, porque a violência contra a criança é imperdoável, e como eu falei, o estrago na vida nunca mais vai concertar”, completa.

A deputada federal Leandre Dal Ponte, que também é presidente da Frente Parlamentar Mista da 1ª Infância da Câmara Federal, que cumpria agenda na região, esteve presente no evento. “Infelizmente, milhares de crianças brasileiras todos os anos são vítimas dos mais diversos tipos de violência e, essas violências desencadeiam problemas emocionais, problemas cognitivos, problemas de relacionamento, problemas comportamentais. Aí não adianta a gente olhar para um adulto agressivo, não adianta a gente olhar uma pessoa infratora, não adianta a gente olhar para um criminoso e querer tratar só o efeito do problema. Nós precisamos tratar a causa dos problemas, garantindo para as nossas crianças um ambiente seguro, saudável e de oportunidades é que nós vamos garantir um futuro melhor para nossa cidade, para o nosso estado, e para o nosso país”, explanou Leandre.

Florence Bauer, representante da Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) do Brasil, fez uma participação por vídeo durante o evento. O órgão defende os direitos das crianças, buscando suprimir suas necessidades básicas, além de auxiliar no desenvolvimento destas. Dando prosseguimento às atividades previstas no evento, foi realizada com o palestrante Vilson Cerotti, a Palestra Show Faça bonito que, em 10 anos, já esteve em mais de 1000 cidades pelo Brasil, levando uma metodologia inovadora de trabalho.

Ainda, entre as autoridades, estiveram presentes no evento a vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik, o presidente da Câmara Municipal de Irati, vereador Hélio de Mello, o presidente da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), prefeito Junior Benato, a comandante do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Irati, capitã Carla Spak, a comandante interina da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, tenente Gisleia Ferreira, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Irati, Denis Cesar Musial, o presidente do Conselho Tutelar de Irati, Antônio Ademir Alves Carneiro, o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski e, prefeito de Guamiranga, Marcelo Leite.