Censo demográfico do IBGE inicia pesquisa dia 1º de agosto em todo território nacional

 

Publicado em: 25/07/2022 14:12

Whatsapp

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza este ano o censo demográfico em todo o país. As pesquisas iniciam dia 1º de agosto e têm o prazo de três meses para a execução. O objetivo é contabilizar os habitantes, identificar as características e entender como vivem os brasileiros. Responder ao censo demográfico torna possível avaliar a evolução da população ao longo do tempo.
Em Irati, a agente censitária municipal, Ana Paula Ansolin, ressalta a importância da pesquisa e o que pode ser feito a partir dela. "O censo, além de fazer a contagem de pessoas, moradias e estabelecimentos em geral, permite a criação de políticas públicas e privadas, pois pesquisa sobre a escolaridade, renda e outras informações", informou Ana Paula. A pesquisa costuma ser feita de 10 em 10 anos, mas por conta da pandemia foi adiada por dois anos.
O censo será feito de segunda-feira a sábado, e em alguns casos nos domingos. Os recenseadores podem fazer a pesquisa no início da noite, pois alguns moradores não se encontram durante o dia. Uma pessoa de cada residência responde a pesquisa por todos que moram ali. 
A agente censitária de Irati explica que os estabelecimentos que não são moradias serão apenas contabilizados. "A pesquisa é feita somente nas residências, com as pessoas que estão em suas casas. Os estabelecimentos em geral são apenas contabilizados e classificados se são comerciais, religiosos e outros", comunicou. 
Segundo Ana Paula, algumas pessoas se prendem a alguns mitos em relação ao censo, relacionando a pesquisa ao governo. "Há aqueles que pensam que o governo está investigando sobre elas, mas o IBGE não faz pesquisas vinculadas a nenhum governo. O censo é feito para saber a situação real do país. As informações não são passadas para nenhum outro tipo de serviço", afirma. 
Alerta
A população precisa ficar atenta aos casos de golpes, assim como em outras situações, há pessoas mal-intencionadas que se passam por prestadores de serviço para invadir residências e praticar crimes.
"Cabe ressaltar que a população precisa ficar atenta para não cair em golpes de pessoas se passando pelos recenseadores do IBGE. Os recenseadores não precisam entrar nas residências, por isso, se houver pessoas exigindo a entrada, pedindo dinheiro ou qualquer outra coisa, com certeza não se trata da nossa equipe", frisou a agente censitária de Irati.
Os recenseadores estarão identificados com colete azul e crachá com dados e QR
Code com às informações sobre o IBGE.

Foto: Amanda Bozza