Na sua primeira edição, ExpoIrati surpreende público e fomenta o comércio

Publicado em: 09/08/2022 10:00

Aconteceu em Irati entre os dias 4 a 7 de agosto a 1ª ExpoIrati. O evento, que surgiu com objetivo de movimentar a economia local, foi sucesso de público, mesmo com o tempo chuvoso no final de semana. Foram mais de 200 expositores, sendo 80% comerciantes e prestadores de serviços iratienses. A experiência para a maioria foi positiva, gerando expectativa para a próxima edição.
“A ExpoIrati foi criada para dar oportunidade a todos, desde o pequeno até o grande comerciante. Estamos felizes com o resultado e queremos sempre melhorar. Agradeço a todos que acreditaram e participaram desse grande evento”, destacou o prefeito Jorge Derbli.
A administração municipal optou em não cobrar nada dos expositores de Irati para incentivar a participação. Marcos Eloir de Paula, gerente de uma concessionária de veículos, elogiou a iniciativa. “O fato de não cobrar foi um incentivo muito grande. Fomos a primeira empresa que aceitou participar da exposição. No início, alguns não acreditaram no potencial do evento".
Marcos fala que o intuito era apenas expor os veículos e que não estavam esperando vender. “Na ExpoIrati fechamos as vendas de dois carros e nesta segunda-feira fizemos outra, que teve negociação iniciada no evento. Ficamos muito satisfeitos e esperamos que Irati faça muitas exposições assim".  Os três veículos vendidos, somados, totalizam R$ 278 mil. No ramo de transporte, outra empresa expositora fez a venda de um caminhão valor de R$ 640 mil.
A ExpoIrati não foi voltada apenas para grandes negócios. Luiz Carlos Moura, comerciante que participou, disse que nos quatro dias de evento conseguiu vender o que levaria 15 dias no dia a dia do seu bar. "No evento vendemos mais de 1.200 bolinhos de carne. Se não tivesse chuva certamente não daríamos conta de atender tanta gente, mas foi muito bom saber dessa capacidade de público para nos prepararmos para o próximo ano".
Outras pessoas também trabalharam durante o evento. Entre elas, músicos locais, que participaram da programação cultural da ExpoIrati. Reinaldo Jorge Juliano Júnior ressaltou, em especial, a organização e oportunidade. “Foi sensacional. A alegria era visível no olhar. Teve artista que foi a primeira vez que se apresentou em um evento desse tamanho. A ExpoIrati ficou melhor ainda porque valorizou a nossa cultura”.

ATRAÇÕES
Com programação repleta de atrativos, a ExpoIrati surpreendeu o público. Foram quatro dias com entretenimento para crianças e adultos. Teve recreação e atividades esportivas e culturais, shows nacionais, velocross, rodeio country, exposição de animais e palestras técnicas voltadas para o setor do agronegócio. Também todas as secretarias municipais fizeram estandes para mostrar parte do que fazem no cotidiano.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania deve nos próximos dias divulgar o número de pessoas que participaram da ExpoIrati. O setor mais uma vez contou com moderno sistema de monitoramento por câmeras, que ajudou as equipes durante o evento, que não teve nenhuma intercorrência grave.

ESTRUTURA
A exposição ocorreu no Centro de Tradições Willy Laars. O local, até então pouco utilizado durante o ano, ganhou vida e teve todos os seus espaços utilizados. O objetivo da administração municipal é torna-lo um parque de exposições, para que seja sempre utilizado pela população.
O novo Centro de Eventos, que fica dentro do CT, foi totalmente ocupado durante a ExpoIrati, com expositores de diversos ramos e ainda com uma área para alimentação. A Prefeitura também viabilizou uma praça gastronômica para comerciantes locais durante o evento.
A pista de laço, comumente usada durante rodeios, deu também espaço para área de shows. Parte dela já está coberta e o projeto segue em andamento, garantindo mais conforto ao público nos próximos eventos.