Agentes de endemias realizam levantamentos sobre situação da dengue em Irati

 

Publicado em: 01/09/2022 15:37

Whatsapp

 

Nesta semana, agentes de endemias estão em vários locais de Irati para realizar o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa, o qual demonstra a situação do município em relação a dengue. O trabalho, que é realizado seis vezes ao ano, é orientado pelo Ministério da Saúde e ajuda a desenvolver ações para controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

De acordo com Vilma Rebesco, coordenadora do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, os locais visitados são sorteados pelo Ministério da Saúde. O trabalho é realizado durante cinco dias, em toda a cidade. “Visitamos casas, estabelecimentos comerciais, terrenos. O levantamento realizado é encaminhado para o Ministério da Saúde, que aponta o índice”, explica.

A agente comunitária de endemias, Marissol Esmanhotto Caetano, conta que a maior concentração de focos do mosquito Aedes aegypti é encontrada no centro da cidade e em suas proximidades. “Encontramos em latas com água, baldes, vasos, piscinas, tanques. Sempre reforçamos a importância da colaboração da população, verificando se há recipientes com água parada”, explica.

Quando larvas são encontradas, as mesmas são coletadas e passam por processo de análise, segundo o agente comunitário de endemias, Claudir Teleginski. Se há suspeita de caso da dengue, é utilizada a bomba costal com inseticida no local e proximidades. Também é feito o trabalho de busca ativa, vistorias, além de orientação da população sobre os riscos da doença.

Em breve, o objetivo é retomar com ações preventivas nas escolas, com palestras para os alunos sobre a prevenção a dengue.

 

COMBATE AO MOSQUITO

A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti. Veja as ações que devem ser tomadas pelo menos uma vez por semana:

- Verificar se a caixa d’água está bem tampada.

- Deixar as lixeiras bem tampadas.

- Colocar areia nos pratos de plantas.

- Recolher e acondicionar o lixo do quintal.

- Limpar as calhas.

- Cobrir piscinas.

- Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.

- Limpar a bandeja externa da geladeira.

- Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.

- Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.

- Cobrir bem a cisterna.

- Cobrir bem todos os reservatórios de água.

 

A limpeza não se restringe só às residências. É importante ficar atento a possíveis focos de água parada na escola, no trabalho e em outros locais frequentados diariamente.

 

Informações e imagens: Secom Irati