Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e Multivacinação é prorrogada

 

Publicado em: 13/09/2022 11:48

Whatsapp

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação foi prorrogada até dia 30 de setembro, pelo Ministério da Saúde. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal e a adesão da população às vacinas.

Em Irati, a estimativa é de 3.279 crianças, porém, até a última segunda-feira (12), foram aplicadas apenas 1.550 doses, que corresponde em 47%. A meta é imunizar 95% das crianças contra o vírus da pólio. Os imunizantes estão disponíveis de segunda a sexta-feira, até dia 30 de setembro, em todas as salas de vacina do município de Irati.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.

Esquema de rotina da pólio

O esquema de rotina de vacinação contra a pólio é composto por três doses, mais dois reforços. O ideal é que aconteça aos dois, quatro, seis e 15 meses, e aos quatro anos, além das doses de campanha.

"Os pais ou responsáveis devem sempre ficar atentos às campanhas de vacinação e levar seus filhos, pois as doses de campanha são tão importantes quanto as doses aplicadas na rotina", destaca a enfermeira da vigilância epidemiológica de Irati, Denise Homiak.

Ela reforça que todas as crianças, entre um e quatro anos, devem receber a dose da gotinha, e todos com idade inferior a 15 anos devem também se apresentar numa sala de vacinação, para atualizar suas vacinas, caso tenha alguma dose faltando.