Departamento de Fisioterapia agiliza atendimentos e preza por humanização

Publicado em: 14/10/2022 09:24

Dedicação a recuperação dos pacientes, através de atendimentos humanizados, planejamento e organização, tem feito a diferença no Departamento de Fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde de Irati. Com a superação da longa fila de pessoas que aguardavam tratamento, atualmente, os pacientes que precisam de sessões de fisioterapia e não são casos de urgência, esperam no máximo 30 dias para início do tratamento.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Fisioterapia, Zélia Sitko, há quatro meses foi adotada uma nova metodologia para agilizar o atendimento. Entre elas, agora os agendamentos são realizados no próprio setor, o que possibilita uma triagem precisa dos casos. "Temos muitas situações que necessitam de tratamento imediato, como crianças com problemas respiratórios, pós-operatórios, AVC recente, pacientes com câncer", explica.
Zélia conta que o atendimento geral de pacientes ficou parado durante a pandemia. Mas, que neste ano foi possível diminuir a fila de forma considerável.
Além do trabalho de organização dos casos prioritários, o Departamento de Fisioterapia também se destaca pelo atendimento humanizado. "Nossos profissionais dão suporte para as famílias, percebemos o laço afetivo que se forma e a nossa maior alegria é poder ajudar e vê-los se recuperando", comenta a coordenadora.
O paciente Aloise Fauat conta sua experiência com a fisioterapia. "Fiz cirurgia no ombro e por isso precisei do tratamento. Fui bem atendido, sem demora. Já percebo que está ficando bom com um mês de sessões. A fisioterapia pelo município é muito importante, pois se for pagar é muito caro", relata.
Os fisioterapeutas do departamento sentem os desafios que encaram diariamente, pois diferentes patologias chegam até eles. No período de tratamento, acompanham os pacientes e sentem a evolução. Além disso, é natural do ser humano criar vínculos conforme a convivência, e nas sessões de fisioterapia não é diferente. "Criamos amizade com os pacientes, temos que ter amor e carinho pela profissão, e principalmente empatia, pois é o eles mais precisam", afirma a fisioterapeuta Fernanda Maria de Bona.
NÚMEROS
De acordo com dados repassados pelo Departamento de Fisioterapia, há 258 pacientes em tratamento. Também há 31 pessoas que recebem atendimento domiciliar.  Todos os meses, são entre 150 a 200 pedidos de sessões de fisioterapia.