Assinado contrato para construção da Praça dos Esportes e da Cultura

Publicado em: 14/03/2012 00:00

A prefeita em exercício Marisa Lucas, o prefeito Sergio Stoklos e o superintendente regional da Caixa Econômica Luis Henrique Borgo assinaram, neste dia 14, o contrato para que Irati possa receber R$ 1,98 milhões para a construção de uma Praça dos Esportes e da Cultura (PEC). Ela será edificada em uma área de 3.000m², situada na Vila São João, nas proximidades do Loteamento Joaquim Zarpellon. Terá diferentes espaços, com o propósito de integrar atividades, serviços e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócioassistenciais, políticas de prevenção à violência, e inclusão digital. Serão construídos dois edifícios, dispostos em uma praça de esporte e lazer. O espaço contará com salas multiuso, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada. Ainda não podem ser mensuradas as consequências desta PEC no setor de cultura, esporte e segurança pública, afirmou o prefeito Sergio Stoklos. Ele defende o papel da cultura no desenvolvimento intelectual dos cidadãos e cita, além da PEC, o teatro em construção no Município. A cultura faz as pessoas pensarem., disse Stoklos. Ele acredita que a construção de um teatro em Irati deveria ter ocorrido antes, para que aqueles que hoje reclamam da obra já tivessem usufruído de um centro cultural e das oportunidades de aprender a pensar proporcionadas pela arte.  O secretario Municipal de Patrimônio Histórico, Turismo, Cultura, Lazer e Desportos, Rafael Ruteski fala que a construção da PEC deverá acelerar o desenvolvimento social e econômico em Irati através do esporte e da cultura. Outro aspecto citado pelo secretário é que os jovens e adultos poderão aprimorar suas potencialidades. O superintendente regional da Caixa Econômica Luis Henrique Borgo complementa é comprovado por pesquisas que quando se dá esporte e cultura para os jovens carentes, reduz-se a criminalidade em torno da área. Segundo ele, as PECs estão sendo construídas pelo Governo Federal em locais com população mais necessitada.  A prefeita em exercício Marisa Lucas comenta que a PEC será um espaço muito rico, pois através da educação, esporte, cultura, inclusão digital, atenderá o cidadão iratiense, dando oportunidade de se desenvolver.  Irati é um dos primeiros a receber a PEC A Praça dos Esportes e da Cultura é um projeto idealizado em conjunto por vários Ministérios do Governo Federal Cultura, Esportes, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça e Trabalho e Emprego. Irati é o terceiro Município da região a receber uma Praça dos Esportes e da Cultura. Antes, apenas Ponta Grossa e Guarapuava haviam assinado o contrato para ter este investimento. Irati foi contemplado no primeiro lote de projetos por atender todos os requisitos necessários. Dentre eles, propor a execução da obra em um local com população de baixo poder aquisitivo, mas num bairro com rede de esgoto, ruas asfaltadas e energia elétrica. O período de execução das obras deverá ser de seis meses, depois de realizada a licitação. Além dos recursos federais, haverá contrapartida de R$ 19,8 mil do Município, totalizando mais de R$ 2 milhões. Presentes Estiveram presentes na assinatura do contrato entre o Município e o Governo Federal o gerente regional de governo da Caixa Econômica Júlio Cesar Goginski, os vereadores Antoninho Filipus e Vilson Menon, o gerente da agência da Caixa Econômica de Irati Luis Carlos Havresko, secretários municipais e representantes da imprensa.