Símbolos

Brasão do Município

 

Desenho idealizado por José Maria Orreda, e instituído pela prefeitura em 1967, por ocasião dos festejos de 60 anos do município.

 

O brasão compõe-se de campo retangular branco, alongado no sentido vertical e delimitado por linhas azuis, com a extremidade inferior arredondada.

Tem no alto, em cinza, torre de cinco pontas que, em heráldica, significa cidade e município.

Ao centro, em verde e marrom, a figura do pinheiro, um ciclo da economia de Irati; à direita, em verde, ramo de erva-mate, outro ciclo da economia; à esquerda, em amarelo, ramo de trigo, significando a produção agrícola, fonte de riqueza e valores espirituais. Embaixo, faixa azul une os ramos de erva-mate e do trigo, contendo a data de instalação do município, 15 de julho de 1907, em preto.

 

Bandeira do Município

 

Idealizada por José Maria Orreda e Doraci Castagnoli, foi instituída pela Prefeitura Municipal em 1967, por ocasião das comemorações do 60º aniversário do município.

 

Retângulo branco, contendo ao centro o brasão; linhas azuis/douradas em cada margem se prolongam até a extremidade; no sentido vertical, ao lado do brasão, de baixo e do alto, duas faixas douradas paralelas, que se interrompem na medida do brasão, representam o distrito sede e os três distritos judiciários que integram o município: Guamirim, Gonçalves Júnior e Itapará.

José Maria Orreda

 

Idealizador do Brasão e da Bandeira do Município.

Nascido em Irati, em 27 de novembro de 1936, e falecido em 30 de março de 2014.