Área do aterro será readequada

Publicado em: 24/05/2012 00:00

A Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente reiniciou esta semana, o trabalho de readequação da área do aterro controlado municipal de Irati, que fica na comunidade de Pinho de Cima. Na terça-feira (22), uma equipe esteve fazendo uma vistoria no local e conferindo as adequações que constam no projeto. O prefeito Sergio Stoklos, afirma que é fundamental a colaboração da comunidade nesse processo. Nós estamos fazendo nossa parte, mas é preciso que esse trabalho seja desenvolvido em parceria com a população, declara Stoklos. O secretário de Ecologia e Meio Ambiente, Luiz Carlos Ramos, salienta que o Município está se adequando as normas exigidas em lei. Nosso objetivo é melhorar a disposição final do lixo, para isso, estaremos fazendo toda a readequação da área, salienta o secretário. A engenheira ambiental da Secretaria, Magda Lozinski de Mattos, frisa que o projeto contempla diversas técnicas, que serão exercidas de forma gradativa no espaço. Primeiramente faremos a instalação de chaminés de gás, que irão servir de drenos internos para a saída dos gases provenientes da decomposição dos materiais, explica Magda. Posteriormente, serão executados os taludes com posterior plantio de gramas, que tem o objetivo de estabilizar e proteger contra a erosão. Toda a área que já encerrou sua vida útil receberá o talude como forma de dar sustentação ao lixo, que vem sendo acumulado em camadas ao longo dos anos, comenta Magda. O secretário enfatiza que uma das questões mais importantes nessas áreas é o tratamento do chorume. Vamos dar a destinação correta para esse líquido. Ele será drenado e conduzido para um local adequado, menciona Ramos. Além desse trabalho específico, também está acontecendo o serviço de roçada e manutenção das cercas do terreno. Lixo reciclável Diariamente são descartadas cerca de 30 toneladas de resíduos no aterro, calcula-se que 70% dos materiais sejam recicláveis. Algumas pessoas ainda não se conscientizaram que é preciso fazer a correta separação dos resíduos. O que vai determinar o destino final, é como ele foi descartado dentro da sua casa, ressalta Ramos. O secretário menciona que está sendo estudada pelo Município a criação de uma lei que determine ao menos a dupla separação dos resíduos. O impacto social e ambiental é determinado a partir da atitude de cada cidadão. O descarte correto contribui para a preservação do meio ambiente, a saúde e para a geração de empregos aos recicladores, indica Ramos. Destinação O destino dos resíduos é dado de acordo com a forma que foi realizada o seu descarte. Confira as dicas de separação de materiais recicláveis, como o vidro, plásticos e metais: -Escorra todo o conteúdo das embalagens -Para evitar mau cheiro lave os recipientes -Compacte as embalagens para ocuparem menos espaço A Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente faz a coleta de pilhas, lâmpadas e materiais eletroeletrônicos. Outras informações pelo telefone 3907 3045.