Secretaria de viação e serviços rurais realiza atendimento nas estradas do interior

Publicado em: 19/06/2015 00:00

O município de Irati é conhecido pelas belezas naturais espalhadas por toda sua extensão territorial, a cidade que tem a maior imagem de Nossa Senhora das Graças do Mundo e detentora de uma rica história, tem também uma grande extensão recheada de atrações para todos. Dentre elas, podemos destacar as cachoeiras do Itapará, Pinho de Baixo, dentre outras, porém para que se chegue a esses locais a Prefeitura Municipal, necessita de um grande trabalho de conservação de estradas rurais. Irati tem em seu domínio territorial, 77 comunidades espalhadas pelo interior, com uma extensão de 961,99km², sendo que toda a área do município soma-se em 999,51 Km². Segundo o Censo de 2010, a população residente no interior chega a mais de 20% do total de habitantes. Para atender a todos esses moradores, a administração municipal, através da Secretaria de Viação e Serviços Rurais, necessita de um trabalho incansável, contando diversas máquinas e funcionários habilitados para realizar o serviço. A Prefeitura Municipal de Irati, busca realizar os serviços em toda a extensão do município. O Prefeito, Odilon Burgath, relata como é executado o serviço pela Secretaria de Viação e Serviços Rurais. Hoje trabalhamos em um pequeno número de pessoal para atendermos todo o nosso interior. Além disso, a área rural de Irati, corresponde a 96% de toda a nossa extensão e queremos atender a essas mais de 11 mil pessoas que habitam em nosso interior, sabemos das dificuldades e das necessidades da manutenção de nossas estradas e aos poucos vamos realizando todos os serviços necessários para recuperarmos as nossas vias, relata Odilon. Projetos 2015 Para este ano, a Administração Pública está implantando mais dois sub-pátios, que descentralizaram o atendimento do pátio central. Esses novos locais, realizarão o serviço no Distrito de Guamirim e no Cerro da Ponte Alta. Apesar, desses novos locais não estarem concluídos, os maquinários já estão trabalhando nessas regiões, trazendo melhorias para as estradas rurais. Estamos com o sub-pátio do Guamirim concluído, restando apenas a inauguração para realocarmos parte do nosso maquinário para essa localidade. No entanto, os trabalhos para a implantação no Cerro da Ponte Alta, ainda não foram iniciados. Para os próximos meses temos os objetivos de inaugurarmos esses locais e concluir ainda pontes do interior que estão em reconstrução, dando continuidade aos trabalhos de patrolamento, cascalhamento, limpeza de bueiros e desobstrução de bueiros nas regiões de cada sub-pátio, desobstrução de valas de drenagem e compactação de cascalho, visando melhorar a trafegabilidade das estradas rurais de nosso interior proporcionando um melhor e mais ágil escoamento da safra, do fumo e das pessoas que usufruem dessas vias rurais, conclui Peterson. Augusto Travensolli Secom Prefeitura de Irati * Confira os trabalhos realizados pela secretaria nos últimos três meses PONTES (reconstrução em concreto) * Boa Vista do Pirapó (concluída); * Faxinal do Antônios (concluída); * Faxinal do Rio do Couro (em andamento); * Linha B de Itapará (em andamento); *Linha B de Itapará (liberada para tráfego); * São Miguel (concluída). PONTES (reconstrução da cabeceira em concreto e troca de pranchões e vigas) Estrada do Guamirim sentido Arroio Grande (concluída); Água Mineral (em construção); Linha Pinho (concluída); Pinho de Cima (sentido Aterro Sanitário - concluído); Pinho de Cima (estrada secundária - concluída); Linha Ordenança (em andamento). PATROLAMENTO, CASCALHAMENTO, LIMPEZA E DESOBSTRU?O DE BUEIRO E VALAS DE DRENAGEM E COMPACTA?O DO MATERIAL * Caratuva II (estrada geral e de linha escolar - concluído); * Empossados (estrada geral - concluído); * Estrada geral que liga o Distrito de Gonçalves Junior ao Distrito de Itapará (em andamento); * Pirapó (estrada geral - em andamento); * Distrito de Guamirim (concluído); * Itapará (divisa com Prudentópolis em ponto de linha escolar - concluído); * Linha B de Gonçalves Junior (estrada geral em andamento); * Pinho de Baixo (estrada geral - concluído); * Pinho de Cima (estrada geral - concluído); * Vista Alegre (pontos de encalhador em andamento); * Barra do Gavião (pontos de encalhador - concluído); * Arroio Grande; (em andamento nos pontos de encalhador); * Taquari (em andamento); * Pinhal Preto (pontos de encalhador em andamento); * Riozinho (ponto isolado de encalhador - concluído); * Pinho de Cima (margem da BR 277 - concluído); * Coxinhos (em andamento); * Pinho de Cima sentido Aterro Sanitário (concluído); * Pinho de Cima sentido São Miguel (em andamento); * Pedra Preta (ponto de encalhador concluído).