Prefeito Odilon anuncia Reforma e Restauro da Casa da Cultura

Publicado em: 24/09/2015 15:02

Na tarde de quinta-feira, 24, o Prefeito de Irati, Odilon Burgath, recebeu em seu gabinete, a Secretária Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Fernanda Popoaski e uma repórter da rádio local de Irati, para anunciar a reforma da Casa da Cultura

Burgath, destacou que desde o início da sua gestão, tem procurado com recursos próprios e também através de parceria, a concretização da algo que os iratienses tanto esperam, porque a última restauração foi feita no início dos anos   2000 e já estamos em 2015. Há vários pontos necessitando, o documentário que nós realizamos para elaborar o projeto junto ao Ministério da Cultura, que proporcionou a aprovação desse projeto, que vai ter um custo estimado na realização dessa reforma restauro. Porque além de recuperar e restaurar a casa em seu modelo original, nós vamos ter o projeto já pronto.

O projeto já foi autorizado pela Caixa Econômica Federal para licitação, agora entra na nossa relação de licitações também com o diferencial que é a acessibilidade." Nós vamos ter até um elevador que vai conduzir as pessoas para o piso superior.  Algo extremamente necessário, no momento em que a gente vive nesses novos tempos, com a preocupação, não só com as pessoas com necessidades especiais, mas as pessoas idosas, nós vamos ter também esse elevador", diz.  Burgath destaca o  grande projeto  que culminou na aprovação,  que são poucos municípios que no Brasil conquistaram recursos como esses. São  350 mil  reais do Governo Federal, e o município de Irati,  vai investir mais de 130 mil, num custo aproximado de 488 mil, quase meio milhão de reais, na reforma restauro da Casa da Cultura.

A autoridade destaca ainda que a restauração é muito cara." Precisa-se de  profissionais corretos, precisa de um projeto muito bem elaborado, não pode-se perder tempo, cada dia de um profissional como esse  é realmente um custo  caro para o projeto, então estamos agora nessa fase do processo licitatório mas a importância da aprovação de ter essa parceria do Governo Federal e com o Ministério da Cultura vem a bem de toda a nossa população vem em favor da memória de nossa cidade, de um símbolo tão importante que dentro dele nós  temos aí nossas lembranças, a nossa própria  identidade", diz.

O Prefeito destacou ainda que os projetos estão em exposição no "Espaço Cultural", localizado no interior da prefeitura, que foi inaugurado ano passado, onde pode-se ver os projetos arquitetônicos, esse elevador mencionado, poderá identificar e ver tudo o vai ser realizado nos próximos meses.Ver como vai ficar a "nova, velha Casa da Cultura", porque se trata de uma reforma-restauro. Burgath mencionou o nome da Secretária de Cultura Fernanda Popoaski que com sua habilidade, seu dinamismo, a ex Secretária Claudete Basen, que realizou todo esse trabalho, encaminhou o projeto, a dedicação do nosso funcionário Júlio Cesar Dias e todos os demais integrantes da Secretaria Municipal da Cultura. Ao encerra sua participação no programa, o Prefeito destacou que terá novidades importantes. "Estamos no aguardo, ansiosos pela a autorização na licitação do Centro Cultural do Guamirim, que é um investimento que vai superar 350 mil reais, na construção do antigo clube do Guamirim, outro espaço importante. Toda a comunidade do Guamirim e localidades  vizinhas merecem um centro como esse, um investimento importante que nós vamos ter toda essa  construção do Centro Cultural, lá no Distrito de  Guamirim.

Secom Prefeitura de Irati