Alunos da Escola Municipal Olaria Filipak realizam atividade fora da sala de aula

Publicado em: 25/09/2015 15:06

Irati, uma cidade educadora.  Através da Secretaria Municipal de Educação, várias atividades são realizadas diariamente em prol de um futuro melhor para nossas crianças. O município que atingiu a meta prevista para 2021 no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) nas escolas municipais, traz em cada professor, novas ideias para incentivar os alunos a nunca deixar o estudo de lado e sempre buscar aprender cada vez mais.

Adriani Benato de Macedo é professora do 3º ano da Escola Municipal Olaria Filipak do bairro Nhapindazal. Ela, em conjunto com sua turma, realizou um trabalho interdisciplinar, que instigou os alunos a buscarem saber mais sobre trabalho, espaço rural e urbano, atividades econômicas do município, sistema monetário e indústria. As crianças ainda visitaram a Colina Nossa Senhora da Graças, a Casa da Cultura, a Escola Rural do Pinho de Baixo e um supermercado da cidade. Atividades um pouco diferente, mas que com certeza os alunos já estão esperando pela próxima.

Confira o relato da Professora Adriani sobre as atividades realizadas:

“Durante este tempo, as crianças puderam realizar pesquisas, entrevistas, elaborando dados de estatística e construindo tabelas e gráficos; produções de textos, leitura de diferentes gêneros textuais e interpretações orais e escritas, resoluções de situações problemas, experiência com o Sistema Monetário, etc.

As aulas passeio, sem dúvida, trouxeram nossos alunos para a vivência cotidiana, de uma forma prática e atraente, proporcionando melhores resultados para a efetivação do planejamento escolar.

Através de conteúdos históricos, as crianças viajaram no tempo, desde a época dos primeiros tipos de trabalho, agricultura, pecuária, depois na época do escambo (troca de mercadorias cultivadas pelos colonos imigrantes), trabalhos já extintos ou quase e até hoje com o desenvolvimento da indústria e tecnologias.

Tivemos a presença do Senhor Antonio Bezerra da Costa, sapateiro, mais conhecido como Seu Tonico, contando um pouco sobre sua história como profissional e as profissões que estão em extinção.

Fomos a um supermercado, para vivenciar a compra, observação de preços, produtos e troco. Após, fomos recepcionados com um delicioso lanche, ofertado pelos proprietários e gerente.

Ao trabalhar o meio urbano e rural fomos até a localidade do Pinho de Baixo, onde realizamos um intercâmbio entre as nossas crianças e a turma dos alunos do 3ª ano desta comunidade escolar, brincando e compartilhando o lanche, realizaram um piquenique no bosque da igreja; conheceram os espaços da escola, a Igreja, observaram a criação de animais, o cultivo de repolho, a secagem do feijão, além de conhecerem a Vinícola com a produção de vinhos e sucos. Brincaram e fizeram novas amizades às quais permanecerão, pois no próximo bimestre estarão trocando cartas, outro conteúdo escolar. Aproveitamos para agradecer a acolhida feita por todos da Escola do Pinho de Baixo”.

Secom Prefeitura de Irati